Aprenda a limpar facilmente em casa a sua lente de contato

A oftamologista orienta como fazer a limpeza correta das lentes de contato para uma maior durabilidade e eficácia


Usar lentes de contato é a melhor solução para as pessoas que precisam de óculos, mas não se sentem bem com eles ou querem mais praticidade no dia a dia.

Já foi o tempo em que as lentes eram somente de vidro e causavam muito irritação. Atualmente, os materiais usados na confecção das mesmas, são de alto nível.

A oftalmologista Liane Touma Falci explica: “dentro da categoria das lentes de contato gelatinosas, temos diferentes materiais, esquemas de descarte e modalidades de uso. Cada pessoa tem uma necessidade de correção visual e um estilo de vida diferente, por isso, é importante consultar o oftalmologista para que ele recomende a lente de contato mais adequada para você”.

Aprenda a limpar facilmente em casa a sua lente de contato

Foto: depositphotos

Lentes descartáveis

Já existem no mercado as lentes descartáveis. Elas são consideradas muitos seguras, pois não precisam de manutenção. “Não é necessário higienizá-las e guardá-las para usar no dia seguinte. Basta lavar e secar bem as mãos antes de manipular a lente de contato, tirar a lente da embalagem individual e estéril (blister), usar durante todo o dia e, ao final dele, removê-la dos olhos e jogá-la no lixo. No dia seguinte, é só repetir o procedimento, com o benefício de ter uma lente nova e estéril a cada dia”, conta a oftalmologista.

Lentes tradicionais

Mas, se você faz uso das lentes de contato tradicionais, a médica também orienta como fazer a limpeza correta delas para uma maior durabilidade e eficácia. Segundo ela, a forma certa de higienizá-las é “muito fácil”. Acompanhe o passo a passo:

Como higienizar lente de contato

Passo 1: Antes de tocar nas lentes de contato, lave suas mãos com sabão neutro. Depois disso, não esqueça de secá-las em uma toalha adequada que não solte nenhum tipo de pelo ou fiapo para não sujar a lente, nem seus olhos.


Passo 2: Retire com cuidado a lente de um olho e coloque-a no centro da sua mão.

Passo 3: Coloque em cima da lente a solução específica para a limpeza da lente. Forme uma espécie de concha com a palma da mão e encha-a do produto até a lente fica submersa.

Passo 4: Faça uma delicada pressão sobre a lente de um lado e do outro.

Passo 5: Pegue a lente com cuidado e enxague novamente com a solução prescrita pelo seu oftalmologista.

Passo 6: Devolva a lente para o estojo e coloque mais solução até cobri-la.

Passo 7: Mantenha o estojo fechado e recomece a operação de limpeza da outra lente.


Reportar erro