Aprenda a higienizar em casa o filtro da máquina de lavar

Limpar o filtro da máquina de lavar a cada três meses é importante para manter o equipamento funcionando corretamente


A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico responsável justamente pela limpeza e, caso ela não esteja devidamente higienizada, pode ser uma fonte de contaminação.

Uma das partes deste equipamento que deve ser limpa é o filtro, pois o funcionamento inadequado do mesmo pode estragar a máquina e prejudicar a correta lavagem das roupas. Neste artigo, saiba como limpar o filtro da máquina de lavar em casa.

Por que limpar o filtro da máquina de lavar?

São várias as razões para a necessidade de limpeza do filtro da máquina de lavar. No filtro deste eletrodoméstico podem acumular-se restos de papel, fibras e materiais que, à medida que utilizamos a máquina de lavar, pode acabar entupindo esta parte do equipamento.

Aprenda a higienizar em casa o filtro da máquina de lavar

Foto: depositphotos


Por este motivo, recomenda-se limpar o filtro da máquina de lavar a cada três meses. Se você perceber que as suas roupas não estão saindo tão limpas como de costume, que a sua máquina não enche como habitualmente ou a sua roupa está com um cheiro estranho, saiba que chegou a hora de limpar o filtro do seu equipamento.

Passo a passo para limpar o filtro da máquina de lavar

Para limpar o filtro da sua máquina de lavar, você precisará de um recipiente de plástico (uma bacia pequena ou um balde), luvas, panos e um rodo para secar a água que cair no chão. Caso queira, você também poderá usar um pouco de sabão para eliminar odores.

Confira a seguir o passo a passo:

1) Primeiramente, você deve esvaziar a sua máquina por completo;
2) Afrouxe o filtro. É normal que, quando abra, saia um pouco de água acumulada. Para evitar sujar todo o piso, coloque um dos panos sobre o mesmo para absorver um pouco do líquido que sair;
3) Retire o filtro e limpe os restos de dentro ou da bomba;
4) Confira se não há nenhum material servindo de obstáculo para a passagem da água;
5) Molhe o pano com um pouco de sabão e passe pelo local;
6) Enxágue bem o pano para passar novamente pela superfície e eliminar os restos de sabão;
7) Seque todo o interior;
8) Quando terminar de retirar a sujeira do filtro, coloque-o no mesmo lugar e feche bem.


Reportar erro