Aprenda a fazer sucos nutritivos que ajudam a perder peso

Sucos verdes e cítricos são a pedida perfeita para quem está se preparando para o verão: refrescam, hidratam e ajudam na perda de peso


Os sucos são uma ótima alternativa para quem não gosta muito de consumir frutas in natura. Hidratam, refrescam e nutrem, quando preparados da forma correta… e se ajudam a emagrecer? Melhor ainda!

Hoje vamos aprender a fazer sucos com frutas e compostos de efeito termogênico, ou seja, que ajudam no aceleramento do metabolismo e, consequentemente, na queima de gordura corporal.

Para otimizar os efeitos, opte sempre por frutas e ervas frescas, além dos compostos nutritivos de cada fruta estarem mais presentes quando consumida in natura, o sabor de cada uma delas ficará mais acentuado e marcante. Aqui vão as receitas:

Aprenda a fazer sucos nutritivos que ajudam a perder peso

Foto: depositphotos

Receita 1: Suco de abacaxi com limão

  • 1 fatia de abacaxi;
  • Suco de 1 limão pequeno;
  • 250 ml de água de coco.

Receita 2: Suco com leite de soja, mamão e maçã

  • 1 colher (de sopa) de mate solúvel;
  •  Meia maçã;
  • Meia papaia;
  • 1 banana (da sua preferência);
  • Um copo e meio de leite de soja.

Receita 3: Suco de Couve com Laranja e Gengibre

  • Duas laranjas;
  • 3 cm de gengibre;
  • 1 folha de couve;
  • Um copo e meio de água.

Receita 4: Suco de cenoura com abacaxi

  • 1 cenoura;
  • 1 suco de limão e raspas da casca;
  • 1 xícara (de chá) de talos de erva doce;
  • 1 xícara (de chá) de abacaxi em cubos.

Dicas de preparo e consumo

Você pode preparar todas essas receitas utilizando um processador ou um liquidificador. Para absorver da melhor forma todos os elementos – que vão ajudar na nutrição e aceleramento do metabolismo – o indicado é que não se coe o suco. Se for adoçar a receita, utilize açúcar demerara ou o adoçante da sua preferência.

Tome os sucos gelados

Pesquisas mostraram que ao ingerir água gelada, seu organismo acaba gastando energia para elevar a temperatura até considerada adequada pelo corpo (entre 36º e 37ºC). Então, por que não tomar o suco geladinho?

No entanto, o efeito é muito leve. Mas não precisa passar o dia tomando suco, senão você vai engordar! Para melhores resultados, a dica é tomar oito copos de água gelada por dia.

Infinitas possibilidades

As dicas dadas acima são sugestões. Você também pode criar os sucos com sabores inimagináveis, de acordo com seu gosto e intuição. Segue abaixo uma lista com alimentos termogênicos, para serem combinados das mais diversas formas:

Abacaxi

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-acabaxi

Foto: Pixabay

Essa fruta possui vitaminas – A, C e B6 – e também outras substâncias, como ferro, tiamina, folato e magnésio. É um excelente digestivo, com pouca calória (1 fatia de 100 g possui 52 calorias), é diurético, e ajuda a eliminar excessos de líquidos do corpo.

Chá Verde

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-cha-verde

Foto: Pixabay

Velho conhecido! Ele deve ser consumido com moderação e é contraindicado para pessoas que não podem consumir cafeína ou insones no período da noite. Você pode fazer suco com a água desse chá!

Couve

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-couve

Foto: Pixabay

Essa hortaliça é rica em vitaminas, minerais e cálcio; isso todo mundo já sabe. Mas a verdura pode ser usada para eliminar os quilos a mais, pois o suco da couve faz com que o seu intestino funcione melhor, devido a grande quantidade de fibras!

Limão

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-limao

Foto: Pixabay


Essa frutinha ajuda a emagrecer porque desintoxica o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade.

Ajuda também a fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo contra gripes e resfriados; contribui na eliminação de toxinas do corpo e evitar doenças como câncer e envelhecimento precoce (pois é antioxidante). E melhora o metabolismo, pois reduz a acidez corporal.

Mamão

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-mamao

Foto: Pixabay

Diurético e antioxidante, com alto teor de fibras vegetais e pouquíssimas calorias. E mais, o mamão tem um significante teor de vitaminas A, C e B, cálcio, ferro e fósforo.

Riquíssimo em papaína, tem efeitos terapêuticos no intestino, o que também ajuda na perda de peso. Essa fruta é conhecida por ter poucas calorias, gordura livre de colesterol, ideal para ser inserida na dieta.

Maçã

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-maca

Foto: Pixabay

Estudos provam que comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição evita que nosso corpo absorva 200 calorias. É rica em pectina, substância que ajuda a controlar o colesterol. Não pode faltar maçã na receita do seu suco!

Pêssego

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-pessego

Foto: Pixabay

Possui baixa caloria, o que os torna ideal para perda de peso. Além disso, o pêssego contém açúcares naturais que não elevam os níveis de glicose no sangue ou insulina. São ótimos para serem incluídos no suco de quem tem diabetes!

Gengibre

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-gengibre

Foto: Pixabay

Essa raiz de gosto forte pode aumentar o gasto calórico corporal em mais de 10%. Ingrediente versátil, pode ser adicionado a sucos dando um toque super saboroso.

Canela

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-canela

Foto: Pixabay

Aumenta o metabolismo e possui alto teor de cálcio mineral, também é importante no emagrecimento. Você pode fazer suco utilizando o chá da canela!

Banana

aprenda-a-fazer-sucos-nutritivos-que-ajudam-a-perder-peso-banana

Foto: Pixabay

Mata rapidamente a fome e tem o poder de transportar enzimas capazes de acelerar a digestão, auxiliando na perda rápida de peso. O valor calórico da fruta é baixo: varia entre 87 e 125 calorias por unidade.


Reportar erro