Aprenda a fazer remédios naturais para curar infecção urinária

O problema é causado por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, causando irritação


Se você apresentar dor e ardência ao urinar, além de perceber aquele cheiro desagradável na urina, esses podem ser sintomas de infecção urinária.

O problema de saúde é causado por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário, provocando interferência no funcionamento normal do corpo.

Uma das primeiras soluções recomendadas é que o paciente procure um médico para começar a tratar o problema. A partir dos exames e da constatação da gravidade da infecção, alguns tratamento naturais podem ser indicados. Lembrando que a doença pode atingir pessoas de todas as idades e sexo, porém, ele é mais comumente identificada entre as mulheres.

Aprenda a fazer remédios naturais para curar infecção urinária

Foto: depositphotos

Causas da infecção urinária

A infecção urinária é causada por uma bactéria que entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. A infecção pode acometer rins, bexiga ou uretra.

Geralmente as defesas naturais do corpo são responsáveis por expulsar esses corpos estranhos do organismo. Porém, em alguns casos, essas defesas falham, permitindo a instalação e proliferação da bactéria.

As causas para o desencadeamento da doença variam de acordo com o local onde há infecção. Dois tipos são visto como mais comuns: a cistite e a uretrite, que acometem a bexiga e a uretra, respectivamente e a pielonefrite que atinge os rins.

Sintomas da doença

Dependo da pessoa que desenvolve a infecção urinária, alguns sintomas podem não ser percebidos. Mas, na maioria dos casos, alguns deles são vistos como principais. Ardência forte ao urinar é o principal deles, seguido de urina com coloração escura, odor forte, dor pélvica e no reto e aumento na frequência que se urina.

Além desses sintomas, dependendo da gravidade da infecção, o paciente também pode apresentar febre, calafrios e sensação de bexiga cheia.


Tratamentos naturais

Uma das primeiras recomendações para que a infecção comece a ser tratada é aumentar a ingestão diária de água. Essa atitude ajuda a expulsar as bactérias que estão causando o problema. Fora isso, a natureza oferece uma série de ingredientes que, usados isolados ou de forma combinada, podem tratar os sintomas da doença.

Veja algumas receitas caseiras para acabar com a infecção urinária:

Mirtilo – Através da inserção regular de doses de suco de mirtilo na alimentação diária você vai impedir que as bactérias que causam a infecção urinária grudem nas paredes do trato urinário, sendo eliminadas com mais facilidade.

Melancia – Com propriedades diuréticas, a fruta é uma ótima aliada para ajudar a tratar a infecção urinária. Ela limpa e refrescar os rins.

Aspargos – O vegetal atua como purificador das vias urinárias. O consumo regular de aspargos deve mudar um pouco da cor da urina, o que se caracteriza como normal.

Alho – Para matar as bactérias causadoras da infecção urinária, você deve amassar dois dentes de alho e adicionar uma xícara de água morna. Depois, é só deixar repousar por cerca de cinco minutos e a mistura está pronta para ser ingerida. Repita esse tratamento três vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

Cebola – A partir das propriedades diuréticas e antibacterianas da cebola, você pode preparar um receita que vai sumir de vez com a infecção urinária. Para isso, corte uma cebola em quatro partes e coloque para ferver em meio litro de água por vinte minutos. Em seguida, deixe repousar por cerca de oito horas. Depois é só coar e beber o caldo.

Vinagre de maçã – Reserve um litro e água e dissolva duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Ao longo de todo o dia, consuma a mistura em pequenos goles.

Salsão e abacaxi – Para acabar com as bactérias causadoras da infecção urinária, separe dois talos de salsão com as folhas, duas rodelas de abacaxi, uma xícara de chá de camomila e três litros de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em jejum.


Reportar erro