Aprenda a fazer o refrigerante natural de uva

Aprenda a fazer o refrigerante natural de uva e aproveite o delicioso sabor sem os malefícios dos corantes, conservantes e açúcares


Muita gente adora tomar refrigerante, mas poucas dessas pessoas sabem que existem receitas de refrigerantes que ficam bem parecidos com o original. Por isso, a receita que trazemos nesta publicação é de um refrigerante de uva que fica muito saboroso, parecido com o original, só que tem um benefício: não tem açúcar.

Os açúcares presentes nos refrigerantes têm sido considerados grandes vilões para a saúde dos consumidores, e por isso devem ser totalmente cortados. A receita apresentada é mais saudável, uma vez que usa somente o açúcar da fruta. Quer aprender? Siga o passo a passo.

Ingredientes

Aprenda a fazer o refrigerante natural de uva

Foto: Reprodução/ internet

A quantidade indicada abaixo rende entre 6 e 8 copos de refrigerante.

– 750 g de uvas roxas sem sementes e bem lavadas

– Suco de meio limão

– ¾ de xícara de água


– Água com gás suficiente para completar os copos

Modo de preparo

O primeiro passo é fazer o xarope usado para fabricar o refrigerante, assim como o refrigerante industrializado.

Para fazer o xarope, você vai ter que colocar em uma panela as uvas roxas, o suco de limão e a água. Acione o fogão em fogo médio e deixe cozinhando por, aproximadamente, 20 minutos. As uvas vão começar a ficar mais macias, e você deve, de vez em quando, amassar as uvas com uma concha, colher ou amassador de batatas.

Com o tempo, a uva vai ficar mais macia e a água mais grossa. Quando perceber que a consistência está mais espessa, após cerca de 20 minutos cozinhando, você vai desligar o fogo e deixar esfriar por aproximadamente cinco minutos.

Passado esse período, coloque o conteúdo em um processador ou liquidificador e deixe bater muito bem para que os pedaços fiquem bem pequenos. Com isso, temos o xarope que permitirá que seja feito o refrigerante.

Depois de processado, pegue o conteúdo e coloque em uma jarra não esquecendo de coar. Peneire todo o conteúdo com o auxílio de uma espátula para facilitar o processo. Depois de coado todo o conteúdo, coloque um plástico filme por cima fechando bem a jarra e leve à geladeira para esfriar bem – entre 40 minutos e 1 hora.

O próximo passo é colocar gelo no copo, preencher aproximadamente metade com o concentrado de uva feito no passo anterior e, em seguida, completar com água com gás.


Reportar erro