Aprenda a fazer o ketchup caseiro que faz bem à saúde

Aprenda a preparar o ketchup caseiro que vai dar mais sabor aos alimentos sem trazer os malefícios do produto industrializado


Está difícil ficar sem consumir ketchup? Apesar de muitas marcas afirmarem serem naturais, isso não é verdade na maioria dos casos. Com base em xarope de milho, que é rico em frutose, também conhecido simplesmente como XMRF, a maioria dos ketchups podem trazer inúmeros malefícios à saúde.

É justamente para aqueles que buscam ficar longe dos produtos industrializados que separamos uma receita de ketchup caseiro que vai permitir que você continue consumindo o produto, porém sem os malefícios das versões artificiais.

Você pode, inclusive, usar substitutos para adequar o produto às suas necessidades: deixe sem sal para manter baixo o nível de sódio e adicione pimentas para deixar o ketchup picante. Você pode ainda usar temperos diferentes, personalizando o seu ketchup da forma como preferir saborear.

Confira!

Aprenda a fazer o ketchup caseiro que faz bem à saúde

Foto: Reprodução/ internet

Ingredientes

Se você se interessou, confira abaixo a receita que rende aproximadamente 1 xícara e meia de ketchup:

– 200 ml de extrato de tomate – aproximadamente ¾ da xícara

– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

– 2 colheres de sopa de adoçante


– ¾ de colher de chá de sal

– ¾ de colher de chá de alho em flocos, ou 3/8 da colher quando se tratar do alho em pó

– ¾ de colher de chá de cebola em flocos, ou 3/8 caso esteja usando o em pó

– 3/16 de colher de chá de pimenta da Jamaica

– ½ colher de sopa de melaço

– 1/16 de colher de chá de pimenta caiena

– 2/3 de xícara de água filtrada

Modo de preparo

Em uma tigela espaçosa, coloque todos os ingredientes e vá misturando. Mexa bem até que a mistura se torne homogênea e armazene na geladeira. Consuma em até dois dias.

Sugestões de consumo

Esse ketchup pode ser consumido, na realidade, com qualquer alimento que você normalmente colocaria o ketchup industrializado. Lembre-se, no entanto, que muitos alimentos são industrializados e podem, também, trazer prejuízos à saúde. Procure sempre substituições saudáveis aos alimentos industrializados.


Reportar erro