Aprenda a fazer barra de cereal mais saudável que a industrializada

Para preparar barrinhas de cereais saudáveis, longe da adição de açúcar e conservantes, preste atenção a essas receitas caseiras


Usada para matar a fome de maneira rápida e fácil, as barrinhas de cereais são uma verdadeira mão-na-roda para muita gente. Elas são fáceis de transportar dentro da bolsa, saudáveis e não fazem com que você desvie o foco da sua dieta.

Por muito tempo elas foram vistas como a saída mais saudável para driblar a fome. Mas as barrinhas comercializadas em varejo não são tão saudáveis como muitos imaginam.

A maioria das marcas acrescentam grandes quantidades de açúcar na composição do produto, apresentando calorias equivalentes a outras comidas mais calóricas, como o chocolate, por exemplo.

Para evitar que isso atrapalhe a sua dieta, aí vão algumas receitas para o preparo de barrinhas de cereais caseiras. A partir do preparo, você vai consumir o produto sem culpa e livre de açúcar.

Aprenda a fazer barra de cereal mais saudável que a industrializada

Foto: depositphotos

Barrinha de cereal de banana

Ingredientes

  • 2 bananas nanicas amassadas;
  • ¼ de xícara de quinoa branca;
  • ¼ de xícara de ameixas sem caroço;
  • Meia xícara de nozes picadas;
  • 1/3 de xícara de uva passa;
  • 2 xícaras de aveia em flocos grandes.

Modo de preparo

O primeiro passo para o preparo da receita é lavar toda a quantidade de quinoa branca. Para isso, coloque o ingrediente em uma peneira. Feito isso, bata a quinoa com a aveia em um processador de alimentos.

Aos poucos, com o processador ainda ligado, acrescente as ameixas sem caroço, em seguida, a metade da quantidade de uva passa e nozes picadas.


Pegue as bananas e amasse-as. Acrescente as bananas amassadas no processador, até obter uma massa bem homogênea. Forre uma assadeira com papel vegetal e distribua a massa. Para finalizar, acrescente por cima o restante das nozes e uvas passas apertando levemente para acomodá-las.

Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Passado esse tempo, espere que a massa esfrie totalmente para poder cortar.

Barrinha de cereal orgânica

Ingredientes

  • 2 xícaras de flocos de arroz;
  • 2 xícaras de aveia em flocos;
  • Meia xícara de mel;
  • Uva passa a gosto;
  • Nozes, castanhas e cereais a gosto.

Modo de preparo

Para começar a receita, misture os flocos de arroz com a aveia em uma assadeira que possa ir ao forno. Deixe por alguns minutos em forno médio pré-aquecido. O ponto certo é até que os ingredientes comecem a ficar torrados ou quando começar a sentir o cheiro com mais intensidade.

Com ajuda de uma panela, misture a aveia e os flocos de arroz com os demais ingredientes, incluindo o mel. Se você perceber que a mistura ficou um pouco seca, pode acrescentar um pouco mais de mel, até obter uma massa consistente.

O próximo passo é forrar uma forma com papel alumínio. Feito isso, despeje toda a massa na forma e, com ajuda das mãos, amasse bem, para que a mistura fique bem compactada. Em seguida, leve para o freezer por cerca de meia hora.

Passado esse tempo, é só colocar em uma superfície, retirar o papel alumínio e cortar do tamanho desejado. Para conservar, deixe a barrinha de cereal na geladeira.


Reportar erro