Saiba para que serve o elixir de inhame e como tomar

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O inhame é uma raiz bastante utilizada na culinária brasileira, seja na forma de purês, sopas e ensopados, ou ainda frito, em forma de chips.

Mas não é somente em sua forma in natura que ele é tão popular. O elixir de inhame também é um velho conhecido dos que buscam uma vida mais saudável, de forma natural e acessível.

Entre as propriedades do elixir de inhame são popularmente conhecidas as de combater a acne e ser depurativo do sangue, sendo muito utilizado no tratamento contra furúnculos, por exemplo. Também é frequentemente consumido por mulheres que desejam engravidar, pois é conhecido por aumentar a fertilidade.

Entre suas vantagens podemos citar a riqueza de nutrientes da sua composição com destaque para as vitaminas do complexo B e o ácido fólico, minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio. Além de ser fonte de antioxidantes.

Elixir de inhame: para que serve?

A farmacêutica Maria Júlia Pereira Reis afirma que “o elixir de inhame é uma forma farmacêutica, líquida, de coloração amarelada, que pode ser utilizada como antioxidante do nosso organismo, embora também possa ser utilizada como analgésico para sintomas de cólicas menstruais e doenças osteomusculares (artrite e artrose).”

A especialista informa ainda que o fitomedicamento é popularmente utilizado para a saúde feminina a fim de regular os hormônios, sendo muito aconselhado para mulheres na menopausa ou com problemas de saúde relacionados à progesterona.

A progesterona é um hormônio essencial para o bom funcionamento do organismo feminino. É responsável pela regulação dos ciclos menstruais, sendo essencial também para a gravidez.

Principais benefícios do elixir de inhame

1. É analgésico e anti-inflamatório

Por ser rico em vitamina B6, ajuda a aumentar a imunidade, regulando os níveis celulares, principalmente sanguíneos. Dessa forma, o elixir de inhame também pode atuar como coadjuvante no tratamento de inflamações causadas pela acne e também atuar como analgésico e anti-inflamatório em problemas diversos de saúde.

2. Combate a alergias

Entre as propriedades menos conhecidas do inhame está a de combater alergias alimentares, problema que pode causar grandes inconvenientes no dia a dia do alérgico. (1)

Um estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais indicou que o inhame pode ajudar no tratamento da alergia alimentar, sobretudo devido às suas propriedades anti-inflamatórias, que possibilitam a diminuição da produção de muco no trato gastrointestinal dos alérgicos.

3. Melhora problemas respiratórios

O inhame pode ajudar a melhorar a função respiratória em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). (2)

Um estudo constatou que após o consumo do extrato de inhame houve melhoria na capacidade pulmonar e na qualidade de vida desses pacientes. Pôde-se observar também a redução na dispneia (dificuldade de respirar, caracterizada pela respiração curta e ofegante).

Como tomar o elixir de inhame?

Recomenda-se tomar até duas colheres (de sopa) do elixir, com um intervalo de doze horas. O ideal é que seja consumido até 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar) e a duração do tratamento não deve ultrapassar os três meses.

Antes de começar a tomar o medicamento fitoterápico o paciente deverá passar por uma avaliação médica. Só assim é possível garantir a indicação correta e segura, de acordo com os objetivos e estado geral de saúde do paciente.

Cuidados e contraindicações

Deve-se ter atenção quanto a quantidade diária que será consumida: não deve ultrapassar três doses. Em excesso, pode oferecer reações adversas como vômitos, diarreia e tontura.

Algumas pessoas devem evitar totalmente a ingestão do elixir de inhame. É o caso das mulheres grávidas ou amamentando. Também não deve ser consumido por menores de 14 anos.

Grande parte da sua contraindicação se dá por conta do álcool presente em sua composição. E, por isso, além dos efeitos sobre o sistema digestivo, o paciente também pode apresentar embriaguez.

*Artigo feito com a colaboração da farmacêutica Maria Júlia Pereira Reis (CRF-PE: 07663). 

Referências

(1) MOLLICA, J.Q. Potencial de dioscorea trifida l.f. e dioscorea opposita thunb. (dioscoreaceae, inhames) no tratamento da alergia alimentar induzida com ovalbumina em camundongos balb/c. Faculdade de Farmácia da UFMG, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MBSA-8FLPGZ/1/mollica__j.q._disserta__o.pdf. Acesso em: 09 de dezembro de 2019.

(2) ZHAO, Y.L. et al. The effects of Chinese yam-epimedium mixture on respiratory function and quality of life in patients with chronic obstructive pulmonary disease. J Tradit Chin Med., Jun;32(2):203-7, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22876444. Acesso em: 09 de dezembro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista e especialista em Marketing, possui experiência com assessoria de imprensa e com produção de conteúdo web para diversos segmentos.