Amendoim é um forte aliado do corpo em forma

O amendoim promove a saciedade, isso porque ele reduz a ansiedade, nervosismo e irritabilidade, promovendo a sensação de relaxamento


Famoso na recepção de amigos ou como petisco no barzinho, o amendoim é na verdade uma oleaginosa, isto é, uma leguminosa que possui óleos e gorduras em sua composição.

Por este motivo, é visto por muitas pessoas como um inimigo das dietas. Para se ter uma ideia, em 140 g deste petisco há 500 calorias, é uma quantidade considerável e que se consumida todos os dias pode colocar por água a baixo a ideia de perder uns quilinhos.

Todavia, se consumido de forma equilibrada o amendoim é capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde, inclusive ser um aliado da boa forma.

Assim, para conseguir emagrecer, sem deixar de aproveitar este saboroso petisco, busque ingerir apenas 30 g, compatível com uma colher de sopa, totalizando 150 calorias diárias.

amendoim-e-um-forte-aliado-do-corpo-em-forma

Foto: Pixabay

Descubra agora como esta leguminosa funciona no organismo e promove o emagrecimento.

Atuação do amendoim para o emagrecimento

As propriedades do amendoim são comprovadas por meio de pesquisas.

Por exemplo, de acordo com um estudo norte-americano elaborado pela Universidade Purdue, em Lafayette, Indiana, a leguminosa acelera o metabolismo e faz com que o corpo gaste mais energia.


Com isso, o organismo consegue eliminar as gorduras localizadas. Outras pesquisas sugerem também que o amendoim promove a saciedade, isso porque a leguminosa está relacionada com a redução da ansiedade, nervosismo e irritabilidade.

Promovendo, em paralelo, a sensação de relaxamento através de uma substância chamada arginina. A vitamina E, presente na composição desse petisco também trabalha para proporcionar a saciedade do organismo.

Bem como as altas concentrações de fibras na oleaginosa, prolongando a digestão. Além disso, por possuir ômega-3 o amendoim não permite que a gordura se acumule na linha da cintura, eliminando assim a possibilidade de surgir os famosos e muitas vezes detestáveis “pneuzinhos”.

Isso ocorre devido a ação anti-inflamatória desse nutriente. Outros compostos são os fitoesteróis, que se aliam a outras substâncias e combatem os altos níveis de colesterol.

Outros benefícios da leguminosa

  • Atua na proteção do coração, eliminando o colesterol ruim e melhorando os níveis do bom;
  • Promove maior beleza e saúde para cabelos;
  • Aumenta a libido, uma vez que auxiliam na produção dos hormônios sexuais;
  • Fortalece os ossos e evita os casos de cãibra;
  • Reduz a Tensão Pré-Menstrual;
  • Melhora a memória;
  • Otimiza as defesas do organismo, prevenindo o surgimento de outras doenças.

Atenção no consumo

A Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) alerta os consumidores aos riscos que o amendoim mau produzido podem trazer para a saúde.

Isso porque existe uma substância chamada de aflatoxinas, produzidas por fungos e que em grandes quantidades é prejudicial ao organismo.

Entretanto, o órgão fiscaliza os produtos industrializados desde a colheita até o empacotamento e, ao final, adicionam nas embalagens o selo de Pró Amendoim, certificando que aquele item é próprio para o consumo. Desta forma, leia sempre os rótulos.


Reportar erro