Amamentação: cuidados para prevenir lesões nas mamas

As lesões e fissuras podem dificultar a apreensão adequada da mama pelo bebê, interferindo seu desenvolvimento


Amamentar é um ato de amor. De acordo com especialistas, esse é um importante momento não só pelos benefícios que o leite materno proporciona aos bebês, mas também pela troca de afeto entre mãe e filho.

A amamentação garante a saúde dos bebês, ajudando a protegê-los de doenças respiratórias, diarreias, doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.

Durante esse período, as mamães também devem ter cuidados com as mamas, a fim de prevenir lesões e fissuras na região.

Lesões nas mamas durante a amamentação

Para muitas mulheres, um problema comum durante a fase da amamentação é o aparecimento de dores e rachaduras nas mamas.  “As lesões nas mamas costumam surgir logo no começo do período da amamentação, devido à má posição da criança no momento da mamada e, principalmente, tendo como causa a técnica incorreta de sucção. Além disso, o excesso de leite, que pode causar distensão e inchaço da região mamilo-areolar, também pode machucar”, explicam Natalia Modica e Luciana Santos, enfermeiras da Criogênesis. 

Amamentação: cuidados para prevenir lesões nas mamas

Foto: depositphotos

De acordo com as especialistas, outros fatores também podem desencadear fissuras na mama, incluindo o clima, resíduos de detergente nas roupas, loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, desodorante ou perfume. Além disso, o uso incorreto de bombinhas para extrair o leite também pode causar o aparecimento de rachaduras.


Prevenção e tratamento de lesões nas mamas

As lesões e fissuras podem dificultar a apreensão adequada da mama pelo bebê, o que pode interferir em seu desenvolvimento. Por esse motivo, faz-se necessário tomar algumas medidas para prevenir as lesões ou aliviar e tratar as rachaduras e dores.

Confira a seguir algumas dicas:

Prestar atenção à posição do bebê

Durante a amamentação, é fundamental que mãe e filho estejam confortáveis e relaxados. É necessário atentar-se para o alinhamento entre o corpo e a cabeça da criança, com o abdômen do bebê encostado ao abdômen materno e queixo tocando a mama. O braço da mãe deve apoiar a criança, envolvendo a cabeça, o pescoço e a parte superior do tronco. A boca deve estar bem aberta, com o lábio inferior invertido recobrindo quase toda a aréola.

Banho de sol ou de luz

Ainda de acordo com as especialistas, é importante expor os seios 15 minutos por dia à luz do sol ou a uma lâmpada incandescente de 40 watts, a uma distância de 40 cm. O banho de sol ou de luz ajuda a cicatrizar os mamilos.

O próprio leite ajuda

Nos casos em que a fissura já apareceu, recomenda-se que a mulher passe o próprio leite ao redor dos mamilos, antes e após amamentar. Esse processo ajuda na cicatrização e na prevenção de infecções.

Limpar apenas com água

A limpeza deve ser feita apenas com água, sem sabonetes, álcool, pomadas ou perfume. A pomada de lanolina é recomendada para a aréola e mamilo; e, em volta da mama, é recomendável aplicar o creme de estrias normal já utilizado na barriga.


Reportar erro