Almeirão: a planta medicinal para revigorar sua saúde

Conheça os benefícios e propriedades do almeirão e saiba como preparar saladas e pratos com a planta e retirar o amargo de seu sabor


Também conhecido como chicória amarga, o almeirão é uma planta medicinal bastante nutritiva e que tem um valor bastante baixo em calorias – com apenas 20 calorias a cada 100 g. Além de ser um excelente alimento por ser rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, ferro, fósforo, fibras, actucina e lactupicrina.

De nome científico cichorium intybus, a planta é originária da Europa Mediterrânea e pertence à família das asteraceae, que é a mesma do alface, chicória, dente-de-leão e serralha. As folhas são alongadas e estreitas e cobertas por pelos.

As folhas do vegetal são as partes usadas para consumo e, para isso, pode ser usada para o preparo de saladas, mas também de pratos quentes. Pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, alguns mercados e farmácias de manipulação.

Almeirão: a planta medicinal para revigorar sua saúde

Foto: Reprodução/ Site Cnpq-Embrapa

Benefícios e propriedades

Excelente para compor uma alimentação saudável, o almeirão pode ter seu consumo revezado com a couve, rúcula e o agrião, por ter propriedades semelhantes.


Entre seus benefícios, encontramos sua ação como analgésico, diurético, laxante, vermífugo e antioxidante. Ajuda a combater os radicais livres e atua no combate das doenças degenerativas, além do envelhecimento precoce. Por ser rico em fibras, ajuda também a melhorar o trânsito intestinal, liberando também as toxinas.

Seu consumo é indicado popularmente para casos de problemas no fígado, vesícula, rins e estômago, sendo ótimo também para abrir o apetite e proporcionar uma boa digestão. Ajuda ainda no tratamento de problemas de apendicite, baço, inflamações no abdômen, entre outros.

Como consumir?

Se o amargo te incomoda – apesar dos benefícios –, ainda assim não deixe de consumir o almeirão. Antes de ingerir, lave bem as folhas e corte. Em seguida, passe em água fria. É importante fazer a higienização, retirar o excesso da água e armazenar em vasilhas com tampa na geladeira.

Quando refogado, deve ser preparado de forma semelhante à couve, com temperos à gosto. Na salada, também pode ser preparado com os temperos que desejar, mas combina bem com pimenta e sal.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais ou contraindicações referentes ao consumo de almeirão nas literaturas consultadas.


Reportar erro