Vinagre de maçã: alivie as dores da artrite em poucos minutos

Um dos grandes aliados contra a artrite é o vinagre de maçã, uma vez que essa fruta possui agentes antioxidantes, que agem direto na inflamação


A artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações, ou seja, naquele “espaço que junta os ossos”. Essa inflamação é um fator comum para todos os tipos dessa doença, que pode ser causada por trauma, desgaste geral da articulação, doença autoimune, infecção – geralmente ocasionada por bactéria ou vírus, ou depósito de cristais (metabólica).

Os principais sintomas são dores e inchaço nas articulações,  redução na capacidade de mover essas áreas, rigidez – principalmente durante a manhã, vermelhidão e aquecimento da pele ao redor da articulação. O tratamento, em geral, busca a diminuição da dor e evitar que o problema se intensifique no futuro.

Vinagre de maçã para a artrite

Há algumas divergências sobre a atuação do vinagre de maçã contra as dores da artrite, pois algumas pessoas afirmam que ameniza tal problema, enquanto em outras não. Como cada organismo reage de forma distinta, a comprovação científica ainda não foi dada.

Vinagre de maçã: alivie as dores da artrite em poucos minutos

Foto: Reprodução/ internet


Mesmo assim, a maçã pode sim ser útil para reduzir a inflamação, uma vez que contêm antioxidantes (como os pigmentos vegetais proantocianidinas, o betacaroteno, a vitamina C e o selênio), além de salicilatos similares à aspirina. Dessa forma, você pode testar se o vinagre de maçã funciona, usando-o para temperar saladas, em sopas, ou outros pratos. Pode ainda beber duas colheres (chá) diluídas em um copo de água, três vezes durante o dia com as refeições.

Tratamento natural

Um tratamento popular e natural para a artrite nas mãos ou nos pés consiste em deixá-los imersos em uma solução formada com uma xícara de vinagre de maçã junto com três xícaras de água quente. Deixe-os imersos por alguns minutos, e repita o procedimento três vezes ao dia. A dor vai diminuindo graças à ação conjunta desses elementos.

Maçã e o poder anti-inflamatório

Se desejar ingerir maiores quantidades de anti-inflamatórios naturais, você pode passar a comer a maçã com casca. Mesmo com um teor mais baixo, o suco também é uma opção. Mas procure consumir o natural, não coado, e feito com maçãs inteiras.

Contraindicação

Não existem contraindicações para o consumo da maçã ou do vinagre até então. Mas aconselha-se que sempre procure um médico, pois esses produtos naturais normalmente agem apenas como um complemento do tratamento.


Reportar erro