Alimentos ricos em água

Sabemos que muitos dos alimentos que consumimos possuem água em sua composição, mas o que…


Sabemos que muitos dos alimentos que consumimos possuem água em sua composição, mas o que são alimentos ricos em água? Chamamos dessa forma os alimentos que possuem mais de 70% de água em sua composição, como o alface e a melancia, por exemplo. Esses alimentos devem ser consumidos durante o ano todo, mas principalmente no verão. Nessa época há o aumento da transpiração que acaba reduzindo a quantidade de água no organismo.

A desidratação é um problema sério e, para evitar que isso aconteça, é importante consumir uma média de 2,5 litros de água, principalmente em dias mais quentes. Além disso, o consumo de saladas cruas também é essencial, inserindo na dieta alimentos como alface, rúcula, cenoura, tomate, entre outros, e frutas também ricas em água, como o melão, o abacaxi e a melancia, por exemplo.

Urtiga branca – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Exemplos de alimentos ricos em água

Ficou curioso para saber a quantidade de água presente em alguns desses alimentos? Vamos mostrar na tabela abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em água e a porcentagem dessa substância presente neles.


Alimentos Porcentagem de água
Rabanete 95%
Tomate 94%
Nabo 94%
Couve-flor 92%
Melancia 92%
Morango 90%
Melão 90%
Abacaxi 87%
Maçã 86%

Sais minerais

Além da água, existem alimentos ricos não apenas nela, mas também em sais minerais como as frutas cítricas e frutos do mar. Esses alimentos, além de ajudar a hidratar o corpo, possuem uma função reguladora que contribui para o equilíbrio dos estímulos nervosos, do ritmo cardíaco e da atividade metabólica. Entre os principais sais minerais do corpo, podemos destacar o sódio, magnésio, cálcio, potássio, ferro, fósforo, cloro e iodo.

Entre os alimentos ricos não só em água, mas também em sais minerais, podemos citar a água de coco, espinafre – além de outras verduras –, frutas – como a banana e frutas cítricas –, feijão e ervilha, peixes e frutos do mar.

Fibras

Já falamos sobre a água e sobre os sais minerais, mas além disso, é importante inserir na alimentação também algumas frutas e alimentos ricos em fibras e água. As fibras são essenciais para melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer, além de, devido a presença de água, hidratar o organismo. Apesar de ser necessário aumentar o consumo de fibras na alimentação, é importante que você o faça de forma gradativa, pois o aumento repentino pode causar gases, cólicas intestinais e até mesmo diarreia.

Podemos citar entre os alimentos que são ricos em fibras e água, a pera, frutas cítricas – como a laranja e a tangerina, por exemplo – maçã, repolho, agrião e berinjela.


Reportar erro