Alimentos recomendados para quem tem hemorroida

A alimentação exerce um papel fundamental no cuidado com hemorroidas. Veja quais os alimentos são recomendados e os que devem ser evitados


As hemorroidas são muito comuns, mas lidar com esta condição pode causar dor e desconforto.

Elas podem ser tanto internas quanto externas e a causa mais comum é o esforço durante as evacuações, mas as hemorroidas também podem ser causadas por outros fatores, tais como resfriado, infecções anais, permanecer sentado por muito tempo e dieta pobre em fibras.

Para combater o problema, é muito importante fazer alguns ajustes na dieta, incluindo alguns alimentos no dia a dia e evitando outros que possam piorar a condição.

Bons alimentos para quem tem hemorroidas

Alimentos recomendados para quem tem hemorroida

Foto: depositphotos

No geral, os alimentos recomendados para quem tem hemorroidas são aqueles ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e legumes, pois favorecem o trânsito intestinal e a eliminação das fezes. Além disso, recomenda-se a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Confira a seguir quais são os alimentos amigos dos que sofrem com hemorroidas:

Fibras

Uma das razões pelas quais tantas pessoas sofrem com hemorroidas é a pouca quantidade ingerida de fibras. O valor recomendado para este tipo de alimento é de 25 g por dia.

Aumentar a quantidade de fibras na dieta alivia a constipação e o esforço, duas das principais causas do problema. Dentre os tipos de frutas, sementes e cereais recomendados estão os mirtilos, a aveia, chia, linhaça, gergelim, figos, espinafre, trigo, arroz, amaranto, quinoa e aspargos.


Além disso, as frutas e legumes também são muito recomendados para tratar a condição.

Oleaginosas

As oleoaginosas como amendoim, amêndoa e castanha também são indicados para quem tem hemorroidas.

Lembre-se que o aumento da ingestão de fibras deve ser acompanhado do aumento da ingestão de líquidos. O consumo de muitas fibras sem a ingestão de líquidos pode piorar a constipação e, consequentemente, a pressão nas veias ao redor do ânus.

É melhor evitar

Existem também os alimentos que prejudicam as hemorroidas. No geral, são aqueles que irritam o intestino, tais como pimenta, café e outras bebidas com cafeína (cola ou chá preto).

Os grãos refinados e alimentos processados também devem ser evitados, uma vez que podem contribuir para problemas de digestão, constipação e aumento da inflamação.

Doces e alimentos fonte de carboidratos, tais como arroz, batata ou massas, endurecem as fezes, o que agrava a condição das hemorroidas.

Outros cuidados

Além da alimentação, existem outros cuidados que auxiliam o tratamento das hemorroidas. Confira a seguir:

  • Evacue sempre que sentir vontade;
  • Não fique muito tempo sentado no vaso sanitário;
  • Evite pegar peso;
  • Evite fazer muita força para evacuar.

Reportar erro