Alimentos que previnem o câncer de mama

Todos nós já ouvimos ou lemos que uma alimentação saudável e balanceada, rica em verduras,…


Todos nós já ouvimos ou lemos que uma alimentação saudável e balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e grãos, é fundamental para a boa saúde. O poder dos alimentos é tão grande que alguns deles podem prevenir o aparecimento de algumas doenças, dentre elas, o câncer de mama.

Alimentos que previnem o câncer de mama

Foto: Reprodução


Confira a seguir alguns alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama ou, quando o câncer já se desenvolveu, evitar a sua propagação.

  • Frutas vermelhas: Segundo especialistas, as frutas vermelhas, como framboesa e amora, possuem fitonutrientes denominados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor. Além disso, as frutas vermelhas são ricas em vitamina C, flavonoides e fibras, que fazem muito bem à saúde.
  • Mirtilo: Segundo uma pesquisa realizada, os fitoquímicos presentes no mirtilo trabalham conjuntamente para parar o crescimento e a propagação do câncer de mama triplo-negativo.
  • Cenoura: Segundo uma pesquisa realizada na Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, a cenoura é eficaz na prevenção do câncer de mama. O estudo constatou que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz em até 17% (em mulheres na pré-menopausa) o risco de desenvolver a doença. Isso acontece graças ao antioxidante betacaroteno, inibindo a ação dos radicais livres.
  • Tomate: O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a diminuir o risco de câncer de mama.
  • Uva: Estudos comprovaram que os flavonoides, presentes na uva, tem o poder de retardar o crescimento de células cancerígenas. Mas, atenção! O vinho tinto deve ser consumido em quantidades adequadas, sem excessos.
  • Brócolis: O sulforano, presente nos brócolis, elimina substâncias que podem originar células cancerígenas, por estimular as enzimas do corpo. É recomendada a ingestão de meia xícara de chá deste vegetal ao dia. A couve-flor e o repolho produzem o mesmo efeito.
  • Especiarias: Especialistas afirmam que especiarias, como a pimenta preta e o curry, podem auxiliar na redução do risco de aparecimento de células cancerígenas, sem afetar as células saudáveis. O efeito se dá pelos polifenois, substâncias antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.
  • Romã: Uma pesquisa realizada em Israel mostrou que o suco de romã combate as células cancerígenas, e pode impedir a propagação de novas células de câncer de mama.

Outros alimentos que possuem substâncias que auxiliam na prevenção do câncer de mama são a soja, o alho, o abacate, grãos e fibras.


Reportar erro