Alimentos que pioram a acne

Algumas pessoas tem problemas sérios com a presença das acnes, principalmente na fase da adolescência.…


Algumas pessoas tem problemas sérios com a presença das acnes, principalmente na fase da adolescência. Mas você sabia que, além dos hormônios, existem alguns alimentos que podem piorar a acne aumentando a quantidade de espinhas?

Alimentos que pioram a acne

Foto: Reprodução

Acnes – Muito mais do que estética

Apesar de afetar a estética de nosso corpo, a acne acaba afetando muito mais do que isso, envolvendo, inclusive, o isolamento social, falta de autoestima, depressão e alienação. Mas como elas surgem? Esse problema está diretamente relacionado a um grande desequilíbrio no organismo, principalmente no sistema digestivo. Além de ser um problema hormonal, a acne pode ser também resultado de uma alimentação desequilibrada e instável.

Glúten – O vilão da acne

Muita gente não sabe, mas os alimentos como grãos e aqueles que contém glúten devem ser evitados por quem tem tendência à acne. Isso por este alimento, ao chegar no intestino, sensibiliza-o e torna-o mais permeável aos tipos de proteínas alimentares bacterianas intestinais. Com isso, o seu sistema imunológico será ativado, surgindo enfim inflamações que irão contribuir com a piora deste problema.


Outros alimentos que devem ser evitados são o carboidrato refinado, açúcar, centeio, aveia, cevada, arroz e outros alimentos que tenham em sua composição a lecitina. Estes devem ser substituídos por gorduras boas como o abacate, óleo de oliva, óleo de coco e manteiga.

Como controlar?

A acne pode ser controlada por meio de medicações, mas isso não fará com que desapareçam – podendo apenas mascarar e piorar o problema. Para controlar o surgimento de acnes, além de fazer as substituições alimentares que citamos acima, é importante que você consuma bastante água, pois dessa forma o corpo permanecerá bem hidratado facilitando o crescimento celular, eliminando toxinas e melhorando o tônus da pele.

Procure dormir bem todas as noites, pois neste período a pele se repara, e pratique sempre exercícios. Isso fará com que os poros se abram e as toxinas sejam eliminadas. O intestino deve estar equilibrado, pois seu estado de saúde refletirá em sua pele. Consuma muitos alimentos com vitamina D, ômega 3 – este para regular a quantidade de gorduras na pele e agir como anti-inflamatório, combatendo irritações –, óleo de coco – recupera a estrutura celular, combatendo a flacidez e rejuvenescendo a pele. O vinagre de maçã também pode ser adicionado à alimentação, pois promove a redução da acidez bioquímica que é resultado da má alimentação e do estresse, fazendo com que a pele fique mais saudável e mais bonita.


Reportar erro