Alimentos que melhoram o humor

Sabe aquele dia em que parece que o bom humor passou bem longe de você?…


Sabe aquele dia em que parece que o bom humor passou bem longe de você? A paciência fica em falta e você acaba magoando as pessoas por usar de grosseria mesmo sem perceber. O que nem todos sabem é que, mesmo nesses dias, você pode melhorar o seu humor e proporcionar um dia melhor para si e para os outros. Uma maneira de fazer isso é através da alimentação, que é capaz de afetar diretamente a forma como você se sente. Conheça alguns alimentos que podem melhorar o seu humor e tornar o seu dia mais leve e feliz.

Alimentos que melhoram o humor

Foto: Reprodução

Como agem os alimentos?

Cada alimento ingerido possui determinada composição, a qual afeta diretamente o funcionamento cerebral, modificando não apenas o seu humor, mas também sua resistência à dor e seu estado de alerta. Ocorre que os alimentos estão envolvidos na liberação de neurotransmissores, responsáveis por carrear informações químicas de uma célula para outra. Alguns alimentos, por exemplo, trabalham ativamente na síntese de serotonina do corpo, molécula responsável pela sensação de bem-estar.

Cacau x chocolate

Certamente já ofereceram para você um bombom ou uma barrinha de chocolate quando você estava estressada ou de TPM. De fato, o cacau é uma substância benéfica para o organismo porque libera endorfinas, sintetiza serotonina e alivia o estresse do organismo.

No entanto, o chocolate – que é um derivado do cacau – não age da mesma forma que o cacau. O chocolate ao leite e outras guloseimas ricas em gorduras e com grandes quantidades de açúcar refinado de fato elevam rapidamente o humor, pois agem assim com a glicose no sangue, mas também provocam uma brusca queda de glicose – e de humor. Assim, muitos se viciam em chocolate por não conseguir manter por muito tempo a sensação de bem-estar que ele provoca, o que além de prejudicar o emocional, acarretará em problemas de obesidade, colesterol e diabetes.


Alimentos indicados: Opte sempre que possível por chocolates amargos ou meio amargos, cuja concentração de cacau é maior, e com menos gordura e açúcar.

Carboidratos e proteínas

O carboidrato é responsável por aumentar os níveis de insulina no organismo, o que proporciona uma espécie de “limpeza” de aminoácidos na corrente sanguínea. O consumo frequente de alimentos ricos em carboidrato leva o indivíduo a sentir-se mais alerta e animado.

Alimentos indicados: Arroz integral, massas integrais, frutas e cereais.

Já as proteínas são ricas em triptofano, aminoácido que também auxilia na síntese de serotonina, aumentando assim a sensação de bem-estar.

Alimentos indicados: Ovos, filé de frango, laticínios magros e peixes.


Reportar erro