Alimentos que eliminam a chance de problema na tireoide

Os alimentos que podem combater os distúrbios da tireoide são compostos por ômega 3, selênio e outros nutrientes


Tireoide é uma parte do corpo humano que fica localizada na região anterior ao pescoço. Trata-se de uma glândula com formato de borboleta, responsável pela produção de hormônios como o T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), ambos funcionam e influenciam todos os sistemas do organismo.

Quando esta glândula funciona corretamente, o corpo garante o equilíbrio e a harmonia. Já quando não há um funcionamento apropriado, o paciente sofre sérias complicações de saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), todo o organismo fica comprometido com o mau funcionamento da glândula. “Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo)”, alerta o órgão.

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide

Foto: depositphotos

No primeiro caso, todo o corpo funciona em lentidão, enquanto que na segunda situação as funções são realizadas com mais intensidade e rapidez.

Como cuidar da glândula tireoide?

Existem diversas forma de cuidar destes problemas envolvendo a tireoide, mas todas devem ser acompanhadas por um médico especialista, tendo em vista que trata-se de um problema sério de saúde.

Uma destas maneiras é adaptando a dieta alimentar com produtos que consigam melhorar o funcionamento desta parte do corpo. Por isso, há sim alguns alimentos que auxiliam o funcionamento da tireoide, são eles:

Grãos integrais

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide

Foto: Pixabay

Dentre os problemas que uma tireoide alterada pode provocar no organismo está a prisão de ventre. Levando em consideração esta dificuldade e sabendo que os grãos integrais são ricos em fibras, pode-se dizer que estas opções de alimento são aliados do organismo. Isto porque, tais alternativas combatem este distúrbio digestivo.


Quinoa

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide-2

Foto: Pixabay

Rico em cálcio, fibras, potássio, ferro, zinco e magnésio, este alimento é altamente nutritivo. Porém, é através da quantidade de selênio existente neste produto que o faz ganhar destaque como sendo essencial na alimentação e nos cuidados de um paciente com problemas na tireoide. Por isso é indicado o consumo de quinoa, só que de forma controlada, isto é, duas vezes por semana.

Algas marinhas e peixes

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide-3

Foto: Pixabay

Enquanto as algas são ricas em iodo e selênio, duas substâncias essenciais na produção dos hormônios da tireoide. Os peixes, por sua vez, e outros animais marinhos são fontes de ômega 3. Desta forma, salmão, truta, atum e outras espécies podem auxiliar na redução de inflamações, no reforço ao sistema imunológico e na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Contudo, é indicado ter cuidado com o excesso destes produtos.

Castanhas e nozes

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide-4

Foto: Pixabay

Versões vegetais dos peixes, as castanhas e as nozes também são ricas em ômega 3. Além disso, possuem selênio em suas composições e por estas razões estão nesta lista. Entretanto, é importante salientas que estes alimentos são calórico, por isso tem que se ter cuidado ao fazer uso dele no dia a dia. Por exemplo, em apenas uma porção de castanha tem-se 27 calorias.

Leite e derivados

alimentos-que-eliminam-a-chance-de-problema-na-tireoide-5

Foto: Pixabay

Não é só o iodo que está presente no leite e que auxilia na luta contra os problemas de tireoide. Assim como este nutriente, tem-se também a vitamina A, substância responsável pelo bom funcionamento da glândula. E, da mesma forma como o leite é benéfico nestes sentidos, os seus derivados também são e devem ser introduzidos na dieta.


Reportar erro