Alimentos que combatem o câncer

Evitar o câncer ou combater os efeitos colaterais do tratamento está diretamente associado com uma alimentação saudável e natural. Confira!


O câncer é aquele tipo de doença que muitas pessoas temem até mesmo pronunciar o nome. Mas atualmente, quando descoberto logo no início, as chances de cura são bastante elevadas. Já existem procedimentos como a quimioterapia ou imunoterapia, a radioterapia e a cirurgia que atacam as células cancerígenas e eliminam o tumor. Entretanto, nesse “ataque” algumas células saudáveis também sofrem, o que resulta nos conhecidos efeitos colaterais do tratamento.

Tanto para quem quer prevenir o câncer quanto para quem já possui essa doença, a manutenção de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para o combater o tumor. Alguns estudiosos afirmam que grande parte dos casos de câncer vêm da má alimentação, que enfraquece o sistema imunológico, e que geralmente é saturada de agentes químicos e industrializados.

O que evitar?

Procure retirar de sua dieta alimentos muito ricos de sódio, de açúcar e gordura. Comer em fast food é bastante prático, porém, os níveis de colesterol e outros elementos maléficos para a saúde é elevado. Evite enlatados, processados e qualquer tipo de comida vendida semi-pronta. Os conservantes que são colocados podem desencadear problemas no estômago, por exemplo, que evoluem para o câncer.

Alimentos que combatem o câncer

Foto: Reprodução/ internet


O que se deve comer?

Se você procura uma vida longe do câncer ou uma diminuição dos efeitos colaterais da doença, busque sempre ingerir frutas e verduras de coloração verde-escuras, amarelas e cor de laranja, como tomate, acerola, chicória, cebola vermelha e cenoura.  É importante equilibrar sua dieta para que tenha um pouco de cada nutriente. Procure ter também sempre em sua alimentação:

  • Vegetais e legumes como o brócolis, abobrinha, agrião, alcachofra, beterraba, cebola branca, rúcula, salsa, berinjela, pimentão, pimenta, couve-flor, couve-manteiga, menta e gengibre.
  • Frutas como uva, maçã, kiwi,abacate, melancia, laranja e romã.
  • Cereais e sementes, como lentilha, semente de girassol, aveia, quinoa e pão integral.
  • Outros alimentos como alho, azeitona, chá verde, cúrcuma, ovos, nozes, mel, tofu, azeite e óleo de canola.

Esses alimentos descritos são em sua grande maioria antioxidantes, ricos em fitoquímicos que agem como carotenoides, compostos fenólicos ou fibras, ativos que protegem as células do corpo de agentes como o estresse e a poluição, esses dois, grandes responsáveis pelas alterações celulares, que precedem o desenvolvimento do câncer. É importante que esses produtos sejam orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos.

Outros compostos que ajudam na prevenção do câncer são o vinho tinto e o chocolate meio amargo. Mas só se consumidos com moderação. O ideal seria uma taça de vinho por dia para os homens, e meia taça para as mulheres, acompanhando uma das refeições. O chocolate, um quadrado por dia, após o almoço.


Reportar erro