Alimentos que aumentam a fertilidade

Nem sempre a gravidez ocorre facilmente e, às vezes, o casal que deseja ter um…


Nem sempre a gravidez ocorre facilmente e, às vezes, o casal que deseja ter um bebê precisa recorrer a tratamentos específicos e rever alguns de seus hábitos, incluindo os alimentares. Existem alguns alimentos que possuem propriedades que ajudam a produzir os hormônios sexuais, assim como a formar os óvulos e os espermatozoides, aumentando, assim, a fertilidade e as chances de o teste de gravidez dar positivo.

Alimentos que aumentam a fertilidade

Foto: Reprodução


É importante que a mulher tenha cuidados alimentares no mês anterior à concepção quando o óvulo está amadurecendo; já o homem deve ter cuidados alimentares quatro meses antes, pois é o tempo necessário para a produção de novos espermatozoides. No geral, os alimentos que contribuem com a fertilidade possuem baixo índice glicêmico, ausência de gordura trans e são ricos em vitaminas e minerais.

Alimentos que contribuem para o aumento da fertilidade

  • Aveia – A aveia auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, reduz a ansiedade, é fonte de energia e acredita-se que possua efeitos afrodisíacos.
  • Chá verde – Segundo especialistas, o consumo do chá verde aumenta as chances tanto do homem quanto da mulher, pois auxilia no combate ao estresse oxidativo devido à presença de bioflavonoides, que são importantes para a manutenção de óvulos e espermatozoides saudáveis.
  • Ostras e frutos do mar – São alimentos muito ricos em zinco, mineral que contribui para a formação dos hormônios sexuais, principalmente os masculinos, participando na formação do sêmen, além de colaborarem com a produção e secreção da testosterona.
  • Castanhas – As castanhas possuem grande concentração de ômegas 3, 6 e 9, que são capazes de reverter possíveis inflamações no organismo que possam interferir na fertilidade, além de serem fontes de selênio e zinco, que são, respectivamente, um poderoso antioxidante e um ingrediente indispensável na formação dos hormônios.
  • Inhame – Estudiosos acreditam que o inhame aumenta a taxa de fecundidade e estimula a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo.
  • Sementes de girassol – As sementes de girassol possuem uma grande quantidade de vitamina E, que é importante para aumentar a fertilidade em homens e mulheres.
  • Alimentos ricos em vitamina B6 – Alimentos como a couve-flor, agrião, banana e brócolis, que são ricos em vitamina B6, também são ótimos para contribuir no aumento da fertilidade, pois esta vitamina trabalha conjuntamente com o mineral zinco, produzindo níveis adequados de hormônios sexuais.
  • Proteínas vegetais – Alimentos que são fontes de proteínas vegetais, como a soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico e quinoa, também podem ajudar quem quer engravidar. Com relação à proteína animal, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida: segundo especialistas, a gordura proveniente das carnes, especialmente as mais gordas, pode ajudar a aumentar o tecido adiposo, e fazer com que a mulher produza mais hormônios masculinos, levando a uma irregularidade hormonal.

Reportar erro