Alimentos que aliviam enjoos na gravidez

Para algumas mulheres, o período inicial da gestação é marcado por fortes enjoos, desconforto e…


Para algumas mulheres, o período inicial da gestação é marcado por fortes enjoos, desconforto e mal-estar. Os enjoos normalmente aparecem pela manhã, deixando as futuras mães enjoadas ao acordar ou assim que levantam. Mas isso varia muito de mulher. Em alguns casos mais graves, as mamães perdem peso e ficam desidratadas, sendo que nestes é preciso encontrar alguma medicação junto ao seu médico.

Comum nos três primeiros meses (cerca de 70% das gestantes), esse enjoo pode ser diminuído com medicamentos, sempre com orientação médica. Mas existem algumas dicas e alimentos que podem ajudar. É importante frisar que as dicas que vamos passar podem funcionar para algumas, e para outras mulheres não, pois cada corpo é diferente.

Dicas

  • Fracione suas alimentações comendo em menores proporções. No início da gestação a digestão fica mais lenta, ajudando a causar enjoo e a expulsão dos alimentos ingeridos. Faça pelo menos 5 refeições.
  • Não passe longos períodos sem comer, pois isso pode trazer sensação de enjoo mais facilmente. Não coma pouco antes de deitar, pois quando estamos dormindo nosso metabolismo é desacelerado.
  • Consuma biscoitos de água e sal antes de levantar da cama, pois o estômago vazio somente vai intensificar o enjoo. Consuma muita água, e se isso te deixar enjoada, coloque uma fatia de limão.
  • Mantenha um diário alimentar para saber quais alimentos deixam mais enjoada, de forma que ficará mais fácil evita-los.

Quais alimentos ajudam a aliviar esse enjoo?

Alimentos que aliviam enjoos na gravidez

Foto: Reprodução

Procure inserir em sua alimentação elementos como verduras, legumes cozidos e quaisquer outros alimentos que sejam de fácil digestão. Dê preferência às frutas com caldo: a laranja, o limão, o kiwi e o abacaxi, entre outras, podem aliviar a sensação de enjoo.


Alimentos ricos em carboidratos ou frutas podem amenizar esse problema. O gengibre, consumido na forma de bala ou chá, pode ajudar a controlar o enjoo. Mas atenção: é essencial que tudo isso seja conversado com seu médico, certo?

O que evitar?

Evite quaisquer tipos de alimentos gordurosos como frituras, condimentados ou açúcares, pois isso deixará a digestão mais lenta e ainda irá atingir o estômago, mais sensível nesse período.

A ingestão de líquidos durante as refeições é totalmente contraindicada, pois pode reduzir o pH do estômago diluindo o suco gástrico e, consequentemente, trazendo sintomas de má digestão. Evite também consumir alimentos picantes como a pimenta, pois ela irá agredir o estômago.


Reportar erro