Alimentos para combater a ansiedade

A ansiedade faz parte dos seus dias? Confira alguns alimentos que ajudam a diminuir e combater esse mal.


A ansiedade traz muitos transtornos para nossas vidas, envolvendo uma espécie de bagunça emocional que pode, inclusive, influenciar a saúde do seu corpo. Pode causar mal-estar, além de incomodar a mente constantemente. Algumas pessoas sofrem ataques de gula devido à esse mal e, por isso, a obesidade também está relacionada à ansiedade em alguns casos.

Todavia, o que muitas pessoas desconhecem é que alguns alimentos podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pois aumentam os níveis de serotonina, diretamente relacionada ao bem-estar e ao relaxamento. Confira.

Quais são os alimentos?

Frutas cítricas

As frutas cítricas, devido à presença de vitamina C, diminuem a secreção de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse e à ansiedade, sendo responsável por transferir para todo o corpo os sinais da ansiedade.

Alimentos para combater a ansiedade

Foto: Reprodução/ internet

Leite, ovos e derivados magros

Fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade, o leite, ovos e derivados magros são eficientes na produção da serotonina, ajudando a relaxar e dar sensação de bem-estar. É preciso consumir entre duas a três porções desse grupo por dia.


Carboidratos

Os carboidratos advindos dos cereais em forma simples e integral, além das frutas adocicadas, são eficientes também na redução da ansiedade, pois elevam o açúcar no sangue dando mais disposição, energia e bem-estar. Consuma entre seis e nove porções diárias de alimentos desse grupo, que são pães, arroz, aveia, feijão, batata, mel, jabuticaba, uvas e maçãs.

Banana

A banana também é auxiliar no combate à ansiedade, além da depressão, segundo estudos realizados no Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas. Isso por ser rica em triptofano, que auxilia na produção da serotonina.

Carnes e peixes

Além das carnes e peixes também serem ricos em taurina, uma substância que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor gaba, usado pelo corpo para controlar fisiologicamente a ansiedade, os mesmos também são fonte natural de triptofano. Consuma entre uma e duas porções, dando preferência sempre às carnes magras e brancas.

Chocolate

Você já ouviu falar que o chocolate ajuda a deixar mais feliz? Isso mesmo! O chocolate é rico em flavonoides que estimulam a produção da serotonina, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade. É recomendado a ingestão de apenas 30 g de chocolate por dia, dando preferência ao amargo, que é menos calórico e tem mais flavonoides.

Espinafre

Além de famoso por promover ação fortificante, o espinafre é rico em folato, uma vitamina bastante potente que atua como antidepressivo natural, aumentando a quantidade de serotonina.


Reportar erro