Chá de quebra pedra: benefícios e como fazer

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O chá de quebra pedra (Phyllanthus niruri) é um ótimo remédio caseiro para expulsar pedra nos rins, aliviar as dores das cólicas renais e tratar infecções urinárias.

De acordo com o especialista em fitoterapia, Danilo Ramon, essa erva, conhecida também como arranca-pedras, quebra-panela, fura parede, pimpinela branca, saxifraga e conami, é ainda eficaz no tratamento de afecções gastrointestinais, como azia e prisão de ventre

Além de expulsar as pedras dos rins, o chá de quebra pedra alivia dores renais (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Confira a seguir os principais benefícios e como preparar o chá com ela.

Benefícios do chá de quebra pedra

Ajuda a eliminar cálculos renais 

Danilo Ramon explicou que o chá de quebra pedra é um medicamento natural para auxiliar na eliminação dos cálculos renais, problema conhecido como litíase urinária ou simplesmente pedras nos rins. 

De acordo com ele, a erva é “diurética, desobstruente e levemente purificadora, ou seja, é depurativa e com isso ela ajuda a desmanchar as pedras, ao mesmo tempo que limpa os rins”.

A infusão ainda favorece a eliminação do ácido úrico e evita o agrupamento dos cristais de cálcio que se unem para formar os cálculos. Como consequência, ela previne a formação de novas pedras. (1

Promove a diminuição da pressão arterial 

O chá de quebra pedra também é bastante efetivo na diminuição da pressão arterial por conta das propriedades diuréticas citadas por Danilo.

Com o aumento da quantidade de urina, o corpo excreta uma maior quantidade de sódio, mineral conhecido por elevar a pressão sanguínea. 

Além do mais, a erva é um vasorelaxante natural, o que faz com que a infusão alargue as veias e artérias, fazendo com que o sangue flua melhor. (1

Combate o inchaço 

As propriedades diuréticas desse chá também agem estimulando a eliminação da água por meio da urina. 

Essa característica, conforme esclarece o naturopata, combate o excesso de líquidos que fica acumulado no corpo e causa a sensação de inchaço, que afeta principalmente os membros inferiores. 

Alivia as dores 

Um outro benefício associado ao consumo do chá feito com as folhas da quebra pedra é o de promover o alívio para dores.

Ela é fonte de compostos conhecidos por terem o efeito de analgesia periférica e central. 

O que significa que alivia vários tipos de dores, desde musculares até aquela dor de cabeça chata ou as cólicas renais.

Em alguns casos, a infusão pode ser mais eficaz do que os analgésicos sintéticos, como a aspirina. (1

Protege a saúde do trato gastrointestinal 

Outro benefício associado ao chá de quebra pedra é a criação de um ambiente desfavorável para bactérias no intestino.

Essa bebida consegue auxiliar no tratamento de problemas como gases, diminuição de apetite, dor de estômago, azia, infecções intestinais, disenterias e prisão de ventre.

A presença de ácidos orgânicos e de taninos estimula o funcionamento estomacal, auxiliando assim na digestão dos alimentos. (2)

A erva “também auxilia no tratamento de problemas na vesícula (como no caso dos cálculos biliares) e no fígado”, segundo Danilo.

Isso se dá, sobretudo, porque os antioxidantes tornam a erva num forte agente hepatoprotetor, melhorando toda a saúde do trato digestivo. (3

Auxilia no tratamento de infecções respiratórias 

O especialista em fitoterapia aponta um outro uso para o chá de quebra pedra, que é no tratamento de problemas respiratórios como a bronquite, problema inflamatório causado por uma infecção por vírus. 

Parte disso está relacionado com o potencial anti-inflamatório da planta e parte da ação antiviral de vários dos seus compostos ativos, que limitam a replicação e encurtam a vida desses micro-organismos no corpo. (1

Controla a diabetes 

A erva é capaz de aumentar a tolerância à glicose, fazendo com que o corpo sofra menos com os efeitos negativos do excesso de açúcar no sangue. Cicatrizando e impedindo novos danos ao pâncreas, além de aumentar a liberação de insulina. 

Ela ainda consegue inibir a liberação de algumas enzimas que atuam no fígado e no intestino e servem para transformar todo aquele carboidrato que você comeu em glicose. Como resultado há uma menor quantidade de açúcar em circulação. (1

Desintoxica o organismo

Por último, devido aos efeitos diuréticos, de eliminação de ácido úrico e de proteção ao fígado, esse chá também é um excelente agente detox.

Ou seja, ajuda a limpar o organismo de toxinas, tais como medicamentos e álcool e tudo de maneira natural, dando uma forcinha para que o próprio organismo faça o trabalho dele.

Como fazer e tomar o chá de quebra pedra?

O chá de quebra pedra é preparado com as folhas da planta (Foto: Pixabay)

Para tratar problemas de retenção de líquidos ou infecções, você deve “preparar o infuso com 20 a 30 gramas de folhas de quebra-pedra por litro de água quente”, ensina Danilo, explicando que essa infusão deve ficar descansando por, pelo menos, 10 minutos para extrair todas as propriedades terapêuticas da erva. 

O naturopata recomenda beber de uma a duas xícaras desse chá por dia, sempre sem adoçar

Já quem sofre com a litíase urinária deve fazer o chá usando 1 colher (de chá) do pó das folhas e meio copo de água quente e bebê-lo de 3 a 4 vezes por dia, até que o corpo consiga expulsar os cálculos.

“É importante saber que também pode se usar em cápsulas e concentrados, mas seu uso deve ser acompanhado e orientado por um fitoterapeuta”, alerta. 

O chá serve para tratar infecção urinária?

Sim, de acordo com o naturopata, o chá de quebra pedra é um excelente remédio para tratar as infecções urinárias de maneira 100% natural. 

O aumento da diurese e o efeito purificador faz com que os micro-organismos causadores do mal sejam excretados através da urina.  

Aliado a isso, a erva é capaz de impedir a proliferação de vários tipos de bactérias patogênicas conhecidas por causarem problemas ao trato urinário, como é o caso das Escherichia coli, Klebsiella sp, Enterobacter sp, Acinetobacter sp, Proteus sp, Serratia sp e das leveduras, como as cândidas.

O resultado é um ataque de duas frentes à enfermidade, o que promove uma melhora mais rápida do quadro e sem os efeitos negativos dos antibióticos sintéticos para a saúde. (4

Chá de quebra pedra emagrece: mito ou verdade?

Você já ouviu dizer que a infusão feita com as folhas dessa erva emagrece? Pois saiba que, teoricamente, o chá pode sim auxiliar na perda de peso por causa do efeito diurético.

Como explica o especialista em fitoterapia “muitos problemas de peso estão relacionados à retenção de líquidos e uma dessas causas é o mau funcionamento dos rins, que não fazem a drenagem correta dos líquidos corpóreos”. 

Esse defeito pode ocasionar, não apenas no inchaço, mas num sobrepeso que é justamente derivado desse excesso de água no organismo, além de outros problemas mais sérios relacionados ao sistema linfático.

O que o quebra pedra faz é justamente melhorar o funcionamento renal e eliminar essa retenção, o que segundo Danilo, pode acabar normalizando o peso corporal.

No entanto, essa não é uma opção definitiva e a bebida nunca deve substituir a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, até porque a obesidade não é causada apenas pelo inchaço, mas também pelo acúmulo de gordura e sedentarismo, viu?

Cuidados e contraindicações

Apesar de ter muitas vantagens para o organismo, o chá de quebra pedra não é indicado durante a gestação ou o período de amamentação

Quando ingerida em excesso, a planta pode causar diarreia e aumento excessivo da diurese, portanto evite ultrapassar as doses recomendadas.

Onde encontrar 

Você pode encontrar o chá de quebra pedra em feiras livres e em lojas especializadas em produtos naturais e fitoterápicos de todo o Brasil. Ela também cresce por todo o território nacional de maneira abundante. 

*Texto feito com a colaboração do naturopata especialista em acupuntura, fitoterapia e iridologia, Danilo Ramon (CRTH – 1224 – BR). 

Referências 

(1) LEE, Nathanael Y.S. et al. The pharmacological potential of Phyllanthus niruri. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v.68, n.8, p.953-969, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jphp.12565. Acesso em: 29 de março de 2020.

(2) ROCHA, Francisco Ângelo Gurgel da. Plantas Medicinais: um perfil etnofarmacológico. – Natal: Editora do IFRN, 2009. 249 p. Acesso em: 29 de março de 2020.

(3) PAITHANKAR, V.V. et al. Phyllanthus Niruri: A magic Herb. Research in Pharmacy, v.1, n.4, p.1-9, 2011. Disponível em: https://updatepublishing.com/journal/index.php/rip/article/view/215. Acesso em: 29 de março de 2020.

(4) DOMINGUES, K. et al. Avaliação de extratos de quebra- pedra (Phyllanthus sp) frente à patógenos causadores de infecções no trato urinário. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v.17, n.3, p.427-435, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-084X/11_189. Acesso em: 29 de março de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.