Alimentos indicados para quem tem pedra na vesícula

Ter uma alimentação regrada e saudável é de fundamental importância para os pacientes que buscam se tratar de pedras na vesícula


A vesícula bilar é uma espécie de bolsa que fica localizada próxima ao fígado. Sua principal função é armazenar um líquido chamado bile. Algumas pessoas costumam gerar pedras nesse órgão, o que pode ser um problema sem sintoma algum ou gerar forte desconforto na região do abdômen.

As pedras ou cálculos na vesícula surgem quando há um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias que ficam presentes na bile.

O problema pode aparecer quando a água retirada da vesícula bilar excede o normal ou quando os pigmentos e colesterol presentes no mesmo estiverem saturadas.

Alimentos indicados para quem tem pedra na vesícula

Foto: depositphotos

Elas podem ser retiradas de forma expectorante, no caso dos pacientes que não apresentam sintomas. Mas algumas pessoas chegam a precisar de uma cirurgia para conseguir a retiradas de todas as pedras presentes na vesícula.

Alimentação de quem possui pedra na vesícula

Algumas mudanças na alimentação são ideais para quem busca o tratamento da pedra na vesícula. Lembrando que isso apenas irá auxiliar o procedimento, os medicamentos e o acompanhamento médico continuam sendo de fundamental importância.


Beba água

Beba bastante água, cerca de 2 litros por dia. Isso ajudará no processo de expectoração. Procure ingerir bastante frutas, legumes, grãos vegetais, leites e seus derivados (desnatados) e carne de frango ou de peru.

Xô gordura

É imprescindível que o paciente diminua de sua alimentação aqueles alimentos que são ricos em gordura, como leite integral, chocolate, biscoito, nozes, castanha, amendoim, carnes gordas, entre vários outros.

Mas, a gordura também é um item importante na alimentação quando consumido em dosagens adequadas. O paciente não deve cortar de vez a gordura da dieta, mas deverá diminuir consideravelmente as quantidades dela.

A melhor forma de se conseguir essas gorduras é através de alimentos crus, como o azeite e outros óleos de cozinha que são saudáveis para o organismo.

Evite álcool e café

Evite também alimentos que estimulas as secreções digestivas como o álcool, suco de laranja, chá e café.

Abuse de maçã e abóbora

Maçã e abóbora são dois alimentos que ajudam a evitar que a vesícula se inflame. Procure ingerir a primeira sem a casca.


Reportar erro