Alimentos funcionais

A alimentação faz parte de nossa rotina, tendo importância fundamental para o funcionamento do corpo…


A alimentação faz parte de nossa rotina, tendo importância fundamental para o funcionamento do corpo humano. Alguns deles, apenas nos fornecem nutrientes necessários para a manutenção da saúde e fortalecimento, mas outros são chamados de alimentos funcionais. Vamos descobrir mais informações?

O que são?

Os alimentos funcionais, segundo a nutricionista Renata Queiroz, nada mais são do que alimentos que contêm ingredientes ativos que podem trazer benefícios ao organismo humano de alguma forma, como prevenindo doenças e amenizando problemas de saúde como o colesterol, por exemplo.

Atualmente muito tem se falado sobre esses alimentos, pois já é consenso geral que a saúde e a boa alimentação estão sempre andando juntas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Estes, embora não tragam cura, têm sido bastante estudados e já foi comprovado que possuem componentes ativos que são capazes tanto de reduzir quando de prevenir o risco de algumas doenças.

Alimentos funcionais

Foto: Reprodução

Quais são os alimentos funcionais?

É difícil dizer todos os alimentos funcionais, pois certamente essa lista é composta de muitos e muitos alimentos. Mas existem alguns deles que fazem parte de nossa rotina e nem mesmo sabemos a quantidade de benefícios que eles têm a oferecer. Vamos conferir?

Soja

A soja é um alimento muito saudável que auxilia na redução do colesterol ruim. Além disso é excelente para mulheres, pois diminui os efeitos da TPM e os sintomas relacionados à menopausa. Possui ainda isoflavona, que diminui os riscos de ocorrência de câncer.


Alho

Muito usado como tempero no Brasil, o alho é rico em alicina, uma substância antioxidante que ajuda na prevenção do câncer e da hipertensão.

Tomate

Usado para o preparo de pratos, molhos e saladas, o tomate possui licopeno, uma substância que é eficaz na proteção das células contra a ação dos radicais livres. Graças à isso, pode ser usada para retardar o envelhecimento, além de diminuir os riscos de câncer.

Chá verde

Muitas pessoas usam o chá verde para o emagrecimento, mas, além disso, ele atua na redução do colesterol ruim, também conhecido como LDL, e diminui as chances de ocorrência de doenças cardíacas, pois fortalece as artérias.

Peixes

Os peixes são ricos em ômega-3, substância muito importante para a prevenção contra problemas do coração, além do câncer.

Mas atenção: é essencial que estes alimentos, para terem seus benefícios como alimentos funcionais aproveitados, sejam inseridos de forma regular em sua dieta. Informe-se com um nutricionista.


Reportar erro