Alfafa – Benefícios à saúde e emagrecimento

O broto de alfafa pertence à mesma família do feijão, mas por ser pouco conhecido,…


O broto de alfafa pertence à mesma família do feijão, mas por ser pouco conhecido, muitas pessoas deixam de consumi-lo e aproveitar seus benefícios. Entre os brotos que podem ser consumidos, encontramos o de feijão, de alfafa, de quinoa, de bambu e de girassol. É importante que sejam consumidos sem cozimento ou congelamento para manter suas propriedades e benefícios.

Alfafa – Benefícios à saúde e emagrecimento

Foto: Reprodução

Benefícios e emagrecimento

A alfafa é rica em vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B, ajudando a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, além de eliminar o cansaço. Rica também em cálcio, potássio, ferro e diversos outros minerais que são essenciais para a saúde, a alfafa traz muitos benefícios quando inserida na dieta alimentar. Pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo através dos vasos, combate à fadiga, complementar a alimentação – devido à grande quantidade de vitaminas e nutrientes – e, além disso, tem ação diurética, ajudando a excreção urinária e aumentando a filtro glomerular, e ação hipocolesterolemiante, que contribui com a melhora dos índices de colesterol.

Com o consumo regular deste alimento, é possível ainda controlar o nível de glicose no sangue e controlar a pressão arterial, além de ajudar na manutenção da massa muscular e da força.


O emagrecimento

O consumo regular de alfafa ajuda no emagrecimento devido, inicialmente, às baixas quantidades de calorias. Além disso, possui uma grande quantidade de água e fibras que, juntas, ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, aumentam a sensação de saciedade e reduzem a absorção das gorduras ruins pelo organismo.

Entre seus benefícios para o emagrecimento, encontramos ainda a desintoxicação do organismo. Suas propriedades fazem com que o corpo passe a eliminar mais facilmente as toxinas por meio do suor, urina e fezes, contribuindo para o bom funcionamento do corpo e eliminando inchaços causados pela retenção de líquidos.

Dicas de consumo

O broto de alfafa pode ser consumido como um complemento no recheio de sanduíches, como queijo cottage ou branco, cenoura ou frango temperado, por exemplo. Além disso, outra opção de consumo é na forma de salada, com temperos que complementem seu sabor.

Outra dica de consumo, é colocar o broto de alfafa no fundo do prato, e servir sopas em cima, complementando tanto a textura quanto o sabor do alimento. Lembrando que o broto de alfafa não deve ser preparado quente, mas sim adicionado nos pratos somente na hora do consumo.


Reportar erro