Alcoolismo: tratamento para quem quer parar de beber

Por Redação

Tratamento natural contra o alcoolismo para quem quer parar de beber

Para alguns parar de beber é muito difícil | Imagem: Reprodução

Um problema muito grave que pode se originar aos poucos, sem que a pessoa perceba, até mesmo na adolescência. O alcoolismo é o descontrole sobre o consumo do álcool, quando a pessoa perde os limites e a capacidade de perceber que o exagero já faz parte de sua rotina.

Embora não seja privilégio de determinados indivíduos, já que pode acometer homens ou mulheres, adultos ou não, o alcoolismo tem mais ou menos as mesmas características, os mesmos efeitos nocivos sobre a saúde física e mental de quem se deixa dominar pela dependência do consumo de álcool.

Só bebo socialmente!

As pessoas, normalmente iniciam apenas bebendo de vez em quando, o chamado “beber socialmente”, para relaxar e descontrair, ficar mais soltinhas numa festa, etc. Especialmente na adolescência é comum algumas pessoas inseguras buscarem no álcool a coragem ou auto-confiança para vencer medos típicos dessa fase da vida. Só que o problema é que os jovens tem o que se conhece por “síndrome do super-homem”, aquela em que se pensa que é imortal, invencível e indestrutível, ou seja, pode-se fazer tudo que o corpo estará em forma novamente no dia seguinte! É claro que os exageros com o álcool e as imprudências aparecem todos os dias nas manchetes sangrentas dos jornais, mas esse é outro problema, ou antes, uma complicação causada pelo álcool que continua fazendo vítimas.

O exagero no consumo do álcool, como dissemos antes, normalmente acontece aos poucos, sem que a família ou amigos próximos percebam, senão quando a pessoa passa a dar vexames cada vez mais rotineiramente, nas festas de família ou reuniões de amigos, tornando-se comum sua presença cambaleante nessas ocasiões, o que costuma causar embaraços e até situações complicadas, já que a agressividade é característica de alguns.

Quem é alcoólico?

Mesmo que a pessoa não fique embriagada todos os dias, é um dependente alcoólico se necessita beber em alguma ocasião, não mais dissociando festas, comemorações ou qualquer evento da ingestão de álcool, especialmente se bebe até cair. Isso significa que, infelizmente, essa pessoa perdeu o controle de sua vontade e, consequentemente, de sua vida, que agora é dirigida pela necessidade de beber, o que a faz tomar atitudes que antes não tomaria, especialmente em relação à mentiras. Sim, a pessoa que quer beber, mente muito! Seja para a família, quando esta percebe o problema, seja aos amigos que tentam ajudá-lo, seja profissionalmente, já que as falhas no trabalho, assim como faltas ou lapsos acabam se tornando comuns, enfim, a personalidade da pessoa se modifica em função do álcool.

Tratando o problema…

Apesar de tudo, há casos em que o alcoólatra cansa dessa vida sem sentido, percebe que está se destruindo, afastando as pessoas que sempre o amaram e busca mudar seus hábitos e corrigir seus erros! Esse é o passo mais importante na busca pela recuperação: aceitar que não está em seu estado normal e que o álcool não está sendo bom em sua vida!

O ideal é que a  pessoa busque ajuda especializada, seja através de um médico, que poderá até receitar-lhe medicamentos que ajudarão nessa luta no início e também através de grupos de apoio, como o AA, que existem em quase todas as cidades e onde a pessoa poderá encontrar pessoas com quem discutir e debater os conflitos por que passam os alcoólatras sem constrangimentos, afinal, ali, todos tem histórias parecidas e buscam o mesmo: manter-se longe do primeiro gole!

Além disso, muitas atitudes naturais podem ser tomadas para ajudar a desintoxicar o organismo, especialmente no início do tratamento, já que essa é uma luta bastante difícil, onde o dependente deve provar que é mais forte do que o vício. Veja algumas coisas que podem ser feitas, alimentação que pode ajudar de alguma maneira e também chás medicinais que ajudam a tirar a ansiedade, tão comum em quem está deixando um vício para trás:

Tratamento natural

Tratamento natural | Imagem: Reprodução

  • Ingerir uvas em abundância, além de todos os benefícios que a fruta proporciona, ainda proporciona certo alívio para os dependentes de álcool, devido à ligação da fruta com uma forma mais pura de álcool, ajudando assim, a controlar as crises de abstinência;
  • As maçãs são desintoxicantes dos mais conhecidos, além de todas as propriedades conhecidas dessa saborosa fruta, ainda ajuda na recuperação mais rápida do organismo;
  • Um preparado de tâmaras deve ser bebido duas vezes ao dia, durante um mês: colocar cinco tâmaras amassadas em meio copo de água;
  • Preparar um suco das folhas de melão-de-são-caetano e misturar três colheres de sopa desse suco com um copo de leite, bebendo esse preparado uma vez ao dia, todos os dias durante um mês. Esse suco é excepcional para a desintoxicação alcoólica;
  • Prepare um suco de aipo cru, fazendo a seguir, uma mistura de meio copo desse suco com meio copo de água e beber uma vez ao dia.