Açúcar de coco é mais saudável

Muitas pessoas vivem em busca de uma alternativa mais saudável e light para o uso…


Muitas pessoas vivem em busca de uma alternativa mais saudável e light para o uso de açúcar e adoçantes. Você já ouviu falar do açúcar de coco? O açúcar de coco faz parte da culinária e das ervas medicinais utilizadas no Sudeste Asiático já há bastante tempo, sendo utilizadas, principalmente, pelas pessoas que se preocupam com uma alimentação mais saudável ou que sofram com diabetes.

Açúcar de coco é mais saudável

Foto: Reprodução

Por ser produzido sem adição de químicos e pelos benefícios que oferece, o açúcar de coco é um dos melhores substitutos do açúcar e um dos adoçantes mais saudáveis. O seu processo de extração é originário das flores da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido ligeiramente em uma caldeira, resultando em um espesso caramelo. Após este processo, ele é triturado, resultando em pequenos cristais de cor marrom. Conhecido como o adoçante mais sustentável do mundo, o açúcar de coco é um adoçante não processado, não filtrado, sem conservantes, 100% natural.


Propriedades e benefícios

O açúcar de coco apresenta um valor nutritivo muito mais elevado que os outros adoçantes comercializados, pois possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento (como o açúcar branco), as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos.

Segundo especialistas, este tipo de açúcar tem o mesmo poder de adoçar que o açúcar mascavo, porém possui menos calorias (cada colher de chá contém 10 calorias) e um menor índice glicêmico (o que quer dizer que a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina – hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura), sendo uma ótima opção aos que desejam manter a forma.

Como utilizar o açúcar de coco?

O açúcar de coco é utilizado de forma similar ao açúcar de cana, para adoçar receitas doces, bebidas etc. Também pode ser usado no preparo de bolos, pudins e doces como o substituto do açúcar normal, com a mesma quantidade. O açúcar de coco pode ser encontrado em casas de produtos naturais, empórios e sites que comercializam alimentos e/ou suplementos.


Reportar erro