Acabe com o coça coça dos piolhos matando-os naturalmente

Por Redação

Criança com piolhos

Mãe matando os piolhos | Imagem: Reprodução

Os piolhos (pediculus humanus capitis) são parasitas que infestam rapidamente a cabeça de alguém, especialmente das crianças em idade escolar, já que são muitas e nem todas são cuidadas ao mesmo tempo, os piolhos tem tempo de ir passando de uma cabeça à outra sem maiores problemas. Por isso, é muito importante que, quando uma mãe nota que o filho está com este problema, ela, além de manter a criança em casa para limpar seus cabelos, entre em contato com  a escola e avise, assim, a professora passa um bilhete para que as outras mães façam um tratamento preventivo ou limpe os cabelos dos filhos se já estiverem contaminados.

Eles são insetos bem pequenos, mas causam um incômodo muito grande! A coceira contínua é o sinal de que estão presentes, a parte de trás da cabeça é a que mais coça e, em alguns casos, pode-se perceber picadas no pescoço, como picadas de mosquito, por exemplo. Isto porque, o piolho se alimenta de sangue e de restos da epiderme, então, ficam o tempo inteiro sugando o sangue da pessoa infectada e mordendo o couro cabeludo!

Transmissores de doenças

Além de poder transmitir doenças, como a febre tifóide, os piolhos ainda podem ser causadores de infecções por bactérias, já que, ao coçar demais a cabeça, a pessoa acaba machucando a pele e a contamina com alguma bactéria presente até nas unhas, podendo acarretar o surgimento de ínguas no pescoço. Também em casos de pediculose que não seja tratada por muito tempo, podem acontecer casos de anemia, já que os parasitas se alimentam de sangue.

Se os piolhos não forem descobertos e eliminados rapidamente, eles serão muito mais difíceis de eliminar, já que seus ovos, as lêndeas, se grudam na raiz do fio e eclodem em cinco ou seis dias, tornando-se mais reprodutores!

Alguns tratamentos naturais podem ser feitos para a eliminação total desses parasitas, o primeiro passo é comprar um bom pente fino: atualmente, existem modelos novos, com as cerdas em metal, bem juntinhas, que são muito mais eficientes do que os antigos, plásticos, já que estes, atuais, não deformam com o uso, durando por muito tempo e ajudando bastante a eliminação. O pente deve ser lavado com sabão e água quente a cada vez que for usado e deve ser passado na criança todos os dias, especialmente na volta da escola. Ao primeiro sinal de piolhos, lance mão de uma das receitas a seguir para matá-los:

Tratamentos naturais para matar os piolhos

RECEITA DE XAMPU CONTRA PIOLHOS

INGREDIENTES:

MODO DE FAZER: Ferva meio litro de água e derreta o sabão de coco nessa fervura. Coloque o outro meio litro de água no liquidificador com os outros ingredientes e bata, depois coe e misture o sabão de coco derretido. Guarde em um vidro limpo e use na criança todos os dias. Só deve ser muito bem enxaguado porque a arruda pode causar queimaduras se entrar em contato com o sol.

 

ÓLEOS PARA MATAR PIOLHOS E RETIRAR LÊNDEAS

Aplicar nos cabelos óleo de anis, erva doce ou funcho e deixar de um dia para o outro, com o cabelo bem enrolado num pano, passando o pente fino logo pela manhã e lavando os cabelos a seguir, com o xampu acima indicado ou até com água e sabão.

 

FUMO

+ Ferver 30g de fumo em meio litro de água por dez minutos e aplicar depois de morno, deixando o cabelo amarrado com um pano.

Obs.: Nunca use inseticidas, pó para matar pulgas, querosene ou álcool puro, especialmente em crianças. Essas substâncias são altamente tóxicas e, em contato com as feridas causadas pela coceira, podem ser até fatais!