Acabe com a falta de apetite com remédios caseiros!

Por Daiane Silva

As crianças são as que mais sofrem com o problema da falta de apetite

As crianças são as que mais sofrem com o problema da falta de vontade de se alimentar | Imagem: Reprodução

A falta de apetite pode atingir qualquer pessoa e tem origens diversas, é muito comum em crianças, o que deixam as mães muito preocupadas, já que estas não encontram maneira de fazerem as crianças se interessarem por um bom prato de comida!

Algumas vezes, a criança percebe o quanto a alimentação é importante para os pais, até pela ansiedade que eles demonstram nas tentativas de fazê-la comer, e assim, usam esta estratégia para chamar a atenção!

Quais podem ser as causas da falta de apetite?

A inapetência pode ser originada por basicamente dois motivos:

- fator psicológico;

- orgânico.

Nos fatores psicológicos, a pessoa tem motivos emocionais que lhe tiram a fome ou a vontade de comer, como uma angústia ou depressão. É neste fator que se enquadram os casos de anorexia, um transtorno alimentar gravíssimo atualmente comum por causa dos apelos da mídia e da moda, que sugerem padrões de beleza onde os corpos são quase cadavéricos, o que acaba perturbando algumas pessoas (mulheres, na grande maioria), inclusive muito jovens, que tentam se manter magras demais e, às vezes, acabam até indo a óbito por isso! Também é por ordem emocional que as  crianças se recusam a comer.

Já o fator orgânico é a falta de apetite aparecendo como um sintoma de alguma doença, como a anemia, cuja falta de apetite é um dos maiores sintomas. Além de doenças, que causam problemas digestivos e, consequentemente a falta de vontade de se alimentar, ainda há situações que tornam a pessoa inapetente, como cirurgias ou tratamentos medicamentosos que interferem também no apetite.

A gravidez também pode ser a causadora da falta de apetite, já que, ao menos nos primeiros meses, a gestante costuma sofrer com enjoos e, assim, acaba evitando se alimentar para não enjoar.

Como evitar este problema com tratamentos naturais?

Uma consulta a um médico especialista sempre é interessante, especialmente se notar algum sintoma além da falta de apetite. Depois de exames para detectar as causas, se forem orgânicas, como  anemia, um tratamento de acordo deve ser iniciado.

De qualquer  forma, há tratamentos naturais que podem ajudar a regularizar o apetite, estimulando-o e até resolvendo o problema, sem causar efeitos colaterais.

Veja algumas receitas que podem ser a solução

  • CHÁS DE ERVAS: estes são ótimos estimulantes digestivos! Alguns chás medicinais que podem ser usados para este fim: chá verde, camomila, feno-grego, gengibre, losna, anis e melissa.
  • RECEITA DE CHÁ PARA FALTA DE APETITE: coloque numa panela: um litro de água, com 3 folhas de limoeiro, 1 colher (sopa) de ramos de tomilho, 1 colher (sopa) de raiz de aipo e 2 colheres de alcachofra picada e deixe ferver.
  • SUCO DE CENOURA E LEVEDURA DE CERVEJA: estimula o apetite de crianças e adultos. Passe uma cenoura pequena na centrífuga, transformando-a em suco, complete com água até chegar aos 250ml. Este suco, juntamente com um comprimido de levedura de cerveja, deve ser tomado todos os dias, uma hora antes do almoço.
  • CRIE BONS HÁBITOS ALIMENTARES, especialmente para as crianças inapetentes:
    • as refeições devem ser feitas em local calmo, tranquilo, sem ansiedade, cobranças ou reclamações;
    • a criança deve ser estimulada a se alimentar de modo saudável, evitando-se os alimentos industrializados e fast food, refrigerantes e doces em excesso, mas é importante manter um equilíbrio, não se pode manter restrições severas, apenas dar prioridade aos alimentos mais saudáveis.
    • observar os intervalos entre as refeições, o ideal são três horas entre uma alimentação e outra, sendo que estas devem dar preferência por alimentos mais saudáveis, evitando-se os alimentos ricos em calorias vazias, que atrapalham o apetite na hora das principais refeições e engordam muito!