Acabe com a coceira da sarna (escabiose) com tratamentos caseiros!

Por Redação

Sem sarna pra se coçar

Sem sarna pra se coçar | Imagem: Reprodução

A sarna é uma doença que causa vermelhidão e coceira intensa na pele, é causada por um tipo de ácaro (Sarcoptes Scabei), que se instala na superfície da pele e ali deposita seus ovos.

Um problema contagioso

É extremamente contagiosa, podendo passar facilmente da pessoa infectada para outras através de contato direto ou de objetos ou roupas. Todos que moram na mesma casa devem trocar de roupas e roupas de cama diariamente, fervendo-as e passando-as a ferro depois. Como se pode perceber, livrar-se da sarna exige bastante trabalho, talvez venha daí a expressão “arranjar sarna para se coçar”!

Importante saber que animais com sarna não podem transmití-la aos humanos ou vice-versa, já que os ácaros que as provocam são  de espécies diferentes e não podem sobreviver mais do  que um dia.

A cura da sarna não se dá sem algum tratamento, seja medicamentoso ou pelo uso de escabicida. Alguns tratamentos naturais tem excelentes resultados no tratamento da escabiose.

Confira alguns dos tratamentos para sarna (escabiose)

  • BANHO DE ALECRIM: Ferva um litro de água com um punhado de folhas de alecrim e misture com um pouco de água fria, jogando a mistura do pescoço para baixo após o banho, sem secar com toalhas. Fazer isso duas ou três vezes ao dia.
  • AZEITE DE OLIVA: A pessoa infectada deve tomar banhos quentes com xampus e sabonetes neutros para ajudar a bloquear o crescimento dos ácaros e da sarna, após o banho, fazer massagem com algodão ou gaze embebidos em azeite de oliva morno na região afetada, de preferência várias vezes ao dia.
  • LIMÃO: cortar o limão em fatias grossas e aplicar diretamente no local infectado, deixando-o fixo com uma gaze por uns trinta minutos. Escolha os limões com bastante suco e não pegue sol após esse cataplasma, porque o limão mancha.
  • ANIL: esmague folhas frescas de anil e aplique sobre as áreas afetadas como compressas, duas vezes ao dia, por trinta minutos.