Abricó – Benefícios e propriedades

Pertencente à família das Clusiaceae, o abricó, também conhecido como abricó do pará, mamãe, abricoteiro,…


Pertencente à família das Clusiaceae, o abricó, também conhecido como abricó do pará, mamãe, abricoteiro, abricote, abricó de são domingos e abricó das Antilhas, é uma árvore grande que pode chegar aos 15 metros de altura. Com folhas oblongo obtusas, verde-escuras, pecioladas e de até 14 cm de comprimento, a planta é muito frondosa e grande e possui ainda flores brancas e perfumadas que aparecem em pares ou solitárias. Seu fruto contém uma semente de até 7 cm de diâmetro e tem entre 15 e 22 cm de diâmetro, é carnoso, quase redondo e muito duro.

Cultivada em todo o Brasil, principalmente no Pará, a planta reproduz-se por sementes podendo ser plantada também por mudas sem exigir solos férteis. Deve ser plantada com espaçamento de 6m x 6m de setembro a novembro em locais com clima úmido e quente. Seus frutos podem ser colhidos sempre no outono.

Abricó – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios, propriedades e indicações

A planta possui propriedades digestivas, cicatrizante, inseticida para pulgões e bicho-de-pé, age na limpeza do sangue, no tratamento de malária, picada de insetos, reumatismo e vermes. Para sua ação como inseticida e no tratamento das picadas, deve ser usada a resina que a casca da árvore solta, as folhas e a raiz. Suas sementes possuem propriedades anti-helmínticas, e sua fruta, comestível, é excelente para a fabricação de xaropes e compotas.


A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, sendo eficaz no combate ao cálculo renal, gota, ácido úrico, arteriosclerose, tumores, hipertensão arterial, deficiência de vitamina B1 e C e atuando no fortalecimento dos dentes. O azeite extraído das sementes pode ser usado ainda, quando aplicado no couro cabeludo, para evitar a queda de cabelos.

Essência floral de abricó

O floral de abricó carrega também alguns benefícios ajudando aqueles que têm problemas para concretizar e realizar. Ajuda pessoas que são normalmente lentas em salas de aula ou no trabalho. É muito indicado para crianças e adultos que tem consciência de suas dificuldades e limitações no aprendizado e não conseguem coordenar seus afazeres e obrigações.

Com suas propriedades, ativa as atividades cerebrais e, além disso, pode ser usada para combater a febre e sapinho, além de agir como tônica, lactífera, odontálgica e tanífera.

Atenção

Apesar de o fruto poder ser consumido de forma natural, é preciso tomar cuidado com sua casca e a polpa, pois estas contêm substâncias fortes, amargas e acres que podem, em contato com os lábios ou a língua, causar mal-estar que permanece por algumas horas.


Reportar erro