Abacaxi – benefícios da fruta que é a cara do verão

Por Redação

Conheça os benefícios do abacaxi

Além de ajudar a emagrecer, seu consumo combate a prisão de ventre | Imagem: Reprodução

O abacaxi é uma fruta tropical, muito saborosa e refrescante, que pode oferecer, além de tudo, inúmeros benefícios à saúde!

Consumido puro, em sucos, doces e receitas diversas, o abacaxi ainda pode ser utilizado em remédios caseiros diversos, onde suas muitas propriedades são aproveitadas para curar certas moléstias.

A fruta, extremamente aquosa e suculenta, possui inúmeros poderes que colaboram para um bom  funcionamento do organismo, dentre eles, a alta concentração de fibras e de vitaminas.

Refresca e emagrece!

Quando chega o verão, o abacaxi é uma das melhores pedidas! Os sucos com esta fruta são dos mais procurados nessa época, especialmente por quem se preocupa em levar uma vida mais saudável e também por quem quer emagrecer! Uma fatia de 100g de abacaxi, contém apenas 152 calorias!

Sim, esta é uma das características do abacaxi, sendo rico em fibras, contribui para a digestão e elimina toxinas do organismo, já que é excelente diurético. Com isso, desincha e ajuda também a combater a glicose no sangue, assim como controlar os níveis de colesterol. Por causa de suas fibras, também combate a prisão de ventre.

Combatente de doenças, o abacaxi é um alimento perfeito!

O abacaxi possui substâncias nutricionais importantes, como:

  • vitaminas C e B6, potássio,
  • também folato e ferro, o que garante a proteção do sangue, contra a anemia.
  • O sumo do abacaxi colabora com as funções hepáticas, ajuda a eliminar vermes, combate febres intestinais, problemas da bexiga, próstata e uretra e também ajuda a evitar cálculos renais e de vesícula biliar, melhorando suas funções.
  • Garganta inflamada

    Ele é muito usado em xaropes para garganta | Imagem: Reprodução

    Como é um desobstrutivo do fígado, ele combate a icterícia e as doenças relacionadas a esse órgão. Além disso, ajuda a evitar a formação de coágulos no sangue ou a dissolvê-los e também evita a arteriosclerose e diminui inflamações.

  • Ele acelera a cicatrização dos tecidos, elimina inchaços, artrite e é muito usado também em receitas de xaropes para tratar a garganta e doenças respiratórias, como a bronquite.
  • Além de todas as propriedades benéficas à saúde, o abacaxi ainda possui uma substância chamada bromelina, que faz com que seja ótimo para amaciar carnes de aves e carne vermelha. E esta também é a principal responsável pela presença dessa fruta como sobremesa em churrascos, pois ela facilita a digestão.

Veja duas receitas caseiras onde você poderá fazer uso desta fruta

Receita de xarope para bronquite

Ingredientes:

  • xícara de mel de Abelha
  • 1 Abacaxi
  • 1/2 xícara de água

Preparo:

- Picar o abacaxi em pedaços e colocar numa panela, acrescentando, a seguir, o mel e a água e deixando cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 min. Depois de esfriar, coar o suco, colocar em um vidro esterilizado e bem tampado. Tomar de três a quatro colheres de sopa ao dia.

 

Receita de esfoliante natural

Ingredientes:

- Casca de 1 abacaxi

- 200 ml de água

Preparo:

- A casca deve ser bem batida com água no liquidificador e a mistura deve ser aplicada no rosto, pescoço e colo, com muita delicadeza e em movimentos circulares, por 2 ou 3 minutos. Depois enxaguar com água fria.