Abacate: a fruta capaz de higienizar e revitalizar a pele

Não é de hoje que sabemos que o abacate é bom para a pele; confira como utilizar as propriedades benéficas dessa fruta e manter a boa aparência


Manter a pele limpa e saudável é o pontapé inicial para deixá-la bonita. E um dos melhores recursos naturais para isso é o abacate. Essa fruta, de nome científico persea americana, é originária do México e da Guatemala, e já era cultivado antes mesmo da chegada dos espanhóis.

O abacate fornece cerca de 175 calorias a cada 100 gramas e é dotado de muitas propriedades benéficas. É rico em carboidratos, fibra alimentar, monoinsaturados, poli-insaturados, gorduras saturadas, vitaminas A, B, C, K e vitamina E, além de cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco. Essa deliciosa fruta nutre e embeleza a pele e o cabelo, tanto se o fruto for utilizado diretamente, como também o seu próprio óleo.

Abacate: a fruta capaz de higienizar e revigorar a pele

Foto: Reprodução/ internet

Extraindo o óleo do abacate

Você mesmo pode extrair o óleo do abacate. Para isso, deixe o fruto amadurecer até que esteja aparentemente apodrecido. Depois, ferva com água, e então recolha o óleo que sobrar com uma colher. Posteriormente, filtre para eliminar as impurezas.


Esse óleo pode ser aplicado em fricções sobre a pele ou sobre o couro cabeludo. Utilizado externamente, estimula a formação de colágeno constituindo um bom bálsamo para a pele, ideal para tratar de eczemas, rachaduras e irritações.

Cuidando da pele

Um bom remédio para manter a cútis jovem, hidratada e sem rugas consiste em aplicar uma máscara com a polpa do abacate e mantê-la, antes de dormir, por 30 minutos sobre o rosto. Você também pode optar por usar o óleo. Esses mesmos remédios servem para tratar grãos e manchas, e são ótimos para evitar as estrias em gestantes.

As propriedades hidratantes e suavizantes do óleo de abacate são aproveitadas pela indústria de cosméticos, utilizando-o como ingrediente habitual de muitos cremes para o cuidado da pele e do cabelo. Além dos nutrientes que estimulam a produção de colágeno, essa fruta possui antioxidantes, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento das células da pele.


Reportar erro