A vitamina C ajuda a prevenir doenças? Estudos dizem que não

Consumir vitamina C em épocas frias para espantar a gripe, tosses e resfriados pode ser um mito. Descubra


Com o fim de março, o outono seguido do inverno dão as boas vindas aos brasileiros trazendo consigo um clima que faz até mesmo quem mora nas regiões mais quentes do país, passar boa parte do tempo agasalhado.

Junto com as estações frias, vem a preocupação com doenças como resfriado, tosse e gripe; e muitos começam a consumir vitamina C, principalmente na forma de cápsulas efervescentes, a fim de se prevenirem. Mas afinal de contas, ingerir vitamina C ajuda a prevenir esse tipo de doença infecciosa que afeta o trato respiratório tão presente durante as estações frias?

A partir de uma revisão sistemática do Cochrane Database of Systematic Reviews, um estudo foi feito com um grande grupo de pessoas para avaliar os efeitos dessa vitamina no corpo visando chegar a um consenso e descobrir se a substância funciona como ferramenta preventiva.

A vitamina C ajuda a prevenir doenças? Estudos dizem que não

Foto: depositphotos

O que diz estudos recentes

“Nos anos 70 passou a ser amplamente divulgado que a vitamina C poderia prevenir ou até mesmo tratar resfriados, porém isso passou a ser questionado e mais estudado recentemente. Uma revisão sistemática da Cochrane que incluiu vários estudos comparativos, envolvendo mais de 11 mil pessoas concluiu que o efeito preventivo ou curativo da vitamina C não passa de um mito,” conta Rodrigo Lima, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).


A pesquisa constatou que as pessoas que ingeriram no mínimo 0,2 gramas da vitamina C diariamente, não tiveram modificação na incidência do resfriado, o que mostra que a substância não é efetiva na prevenção da doença. Em uma outra abordagem feita dentro da mesma pesquisa, 31 estudos que agrupam mais de 9 mil participantes, constavam que o consumo da vitamina apenas provocava uma pequena redução da duração dos sintomas dos resfriados.

Dados indicam que o uso da vitamina C no início do resfriado pode ser considerado útil, porém são necessários mais estudos que indiquem que a vitamina C tenha algum benefício no tratamento da gripe e resfriado.

Porque esse tipo de doença é mais suscetível em estações frias?

Tem gente que basta a temperatura baixar um pouco que já sente a garganta incomodar ou aquela coriza chata descendo do nariz. Doenças respiratórias, que normalmente são causadas por um vírus, são mais suscetíveis durante as estações frias graças à uma série de fatores que nem sempre é ligada à crença popular, como beber água gelada, dormir com o cabelo molhado, ficar descalço ou se molhar na chuva.

Para se proteger do frio, muitos acabam ficando em um ambiente fechado e sem ventilação, o que estimula a proliferação, aumenta a vida útil (podendo ficar suspensos no ar por até 48 horas) e facilita a transmissão de vírus e bactérias que podem ser nocivas para a saúde humana.

Por morarmos em um país de clima tropical, dificilmente usamos agasalhos, que passam boa parte do ano guardados e podem acabar sendo o lar de ácaros, que são os principais responsáveis por causar reações alérgicas como rinite e bronquite.


Informar erro