A versatilidade de tratamentos com a Zedoária

De origem asiática, a Zedoária foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, provavelmente no século…


A versatilidade de tratamentos com a Zedoária

Imagem: Reprodução

De origem asiática, a Zedoária foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, provavelmente no século XVI, e atualmente seu cultivo neste país é bastante largo. É possível encontrar essa planta também nas regiões da China, Japão, Filipinas e outros lugares que tenham preferencialmente o clima tropical. A Zedoária é constituída de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6) e contém vários minerais, como o cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Essa planta é usada para fazer chás, tinturas e extratos de seu rizoma para tratar casos de bronquite, insônia, úlceras gástricas e pode até reduzir a taxa de colesterol no sangue do paciente, por exemplo.

Algumas propriedades desta planta

Essa planta é considerada anti-séptica, anti-reumática, antiasmática, antidispéotica, antiflatulenta, antioxidante, antifúngica, aromática, colerética, digestiva, estomáquica, estimulante, restauradora, vermífuga, etc.


Zedoária é indicada para

Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados

Quando há superdosagem, acima de 15g diárias, podem ocorrer efeitos não desejáveis como irritação na mucosa do estomago e úlceras. Outros efeitos colaterais que podem ocorrer nos primeiros dias de tratamento são diarreias e distensão abdominal. Gestantes nos três primeiros meses de gravidez e lactantes não devem utilizar a Zedoária. Crianças somente devem usar caso um médico tenha indicado. Evite o uso externo com exposição solar!

Chá de Zedoária – Como fazer e beber?

A infusão da Zedoária é indicada para vários tratamentos, como bronquite, tosses, prisão de ventre e outros. Para fazer, coloque duas colheres de sopa pra um litro de água em uma panela, leve-a ao fogo e deixe cozinhando por 10 minutos a partir do momento que a ebulição der início. Após esse tempo, retire o chá do fogo e deixe repousando com tampa por 10 minutos. Coe e tome de uma a duas xícaras por dia.


Reportar erro