A verdade sobre os chás industrializados – Prontos ou de saquinho

Com a correria do dia a dia e o pouco tempo que nos sobra para…


Com a correria do dia a dia e o pouco tempo que nos sobra para cuidar bem da nossa alimentação, muitas vezes nós recorremos àqueles alimentos que já vêm prontos e demandam menos tempo em seu preparo. Os chás industrializados, aqueles que vêm em saquinhos, garrafas e latinhas, fazem parte da lista destes produtos mais práticos.

Mas será que os chás industrializados são tão poderosos quanto os chás preparados diretamente de ervas naturais, com água fervente e sem açúcar? Veja a seguir as diferenças entre os benefícios adquiridos com os chás naturais ou industrializados.

A verdade sobre os chás industrializados – Prontos ou de saquinho

Foto: Reprodução

Menos poderosos

Segundo pesquisas realizadas e apresentadas por estudiosos, o número de polifenois, os tipos de antioxidantes encontrados nos chás, é praticamente nulo na versão dos chás que já vêm prontos. Os pesquisadores fizeram um teste com seis marcas diferentes e constataram que a quantidade de polifenois era entre 3 e 81mg por frasco de 500 ml, o que é praticamente nada se comparado aos 50 a 150mg dessas substâncias encontradas nas ervas e folhas naturais.

Essa grande diferença se dá devido ao preparo: como os polifenois possuem sabor amargo, os fabricantes utilizam menos chá e mais açúcar. Sem contar que essa substância começa a desaparecer quando o chá é preparado.


Sendo assim, o chá natural, preparado e consumido o mais breve possível (não é bom deixar de um dia para o outro, já que as substâncias vão perdendo o seu poder), possui maior atividade antioxidante do que o chá que vem pronto em saquinhos.

Quantidade de açúcar e o processo de produção

Além da menor atividade antioxidante, os chás industrializados já vêm adoçados e contém muito açúcar ou muito adoçante. Para quem faz uso dos chás branco, verde e outros para emagrecer, esta é uma grande desvantagem, já que reduz os benefícios neste processo de emagrecimento.

A diferença entre o chá natural e o industrializado não é apenas no poder dos seus benefícios. O processo de produção de cada um deles é todo diferente: o chá, originalmente, é de produção manual; hoje, foi substituído por máquinas, porém, as plantações que fornecem o chá industrializado só atuam desta maneira, enquanto que as plantações de chá de qualidade não fazem chá em saquinho.

De acordo com nutricionistas, a melhor opção é preparar o chá direto das ervas e folhas naturais, sem açúcar. No entanto, outros especialistas também afirmam que não há grandes problemas em consumir os chás prontos eventualmente.


Reportar erro