A tília possui contraindicação na gravidez?

A tília é uma planta medicinal usada para tratar diversos problemas, como: ansiedade e estresse. Por isso ela é tão requisitada


A tília é uma planta medicinal, também conhecida como tilha, teja, tejo e texa.

Na lista das propriedades que ela pode trazer para a saúde estão: ação calmante, expectorante, digestiva, emoliente, diurética, tônica e antiespasmódica.

Mas se você está grávida ou amamentando é bom ficar atenta as propriedades medicinais de algumas plantas e ervas. Apesar de carregar consigo o selo “natural”, elas podem trazer complicações para a sua saúde.

A tília possui contraindicação na gravidez?

Foto: depositphotos

Costumeiramente ele é usada na forma de chá, feito a partir da utilização das suas folhas, flores e frutos.

Para que serve a tília?

Em se tratando de saúde, a tília é usada para tratar diversos problemas. Por isso ela é tão requisitada.

Na lista dos benefícios ela combate pressão alta, má digestão, dispepsia, tensão nervosa, dor de cabeça, enxaqueca, gripe, resfriado, bronquite, catarro, cansaço, febre, ansiedade, infecções na pele, insônia, epilepsia, sarampo, dor de estômago, e espasmos.

Contraindicações

Apesar de todos os benefícios para a saúde encontrados no chá de tília, existem algumas contraindicações. A principal delas diz respeito ao consumo do chá quando a mulher está grávida ou amamentando.


Na gravidez, a substância pode apresentar efeitos tóxicos para o embrião. Isso se deve ao fato da planta conter substâncias químicas que podem intoxicar as células.

A lista de contraindicações segue com as pessoas que apresentam algum tipo de doença do coração, aquelas que apresentam algum tipo de alergia e as com sintomas de dores estomacais.

Se você pertence a qualquer um desses grupos, antes de fazer uso da substância, vale a pena consultar o seu médico.

Doses diárias recomendadas

Pelo que já deu para perceber, se ingerido em excesso, o chá de tília pode trazer algumas complicações para a saúde. O recomendado é que a ingestão diária seja de cerca de duas gramas da planta para cada 150 ml de água.

O máximo ingerido não pode passar de duas xícaras diárias, com intervalo de 12 horas entre uma e outra.

Preparando o chá de tílita

Ingredientes

  • 150 ml de água;
  • 2 gramas de tília (folhas ou flores).

Modo de preparo

Coloque a água para ferver, antes que ela atinja o ponto de ebulição, coloque as folhas ou flores de tília e deixe em efusão, com o fogo desligado, por cerca de 10 minutos.

Depois, é só esperar esfriar mais um pouco e o chá está pronto para ser ingerido.


Reportar erro