A importância da presença de enzimas nos sucos naturais

Vale ressaltar, antes de mais nada, que as enzimas só são encontradas em bebidas frescas ou alimentos crus. Isso porque elas são sensíveis ao calor


Enzimas são substâncias importantes para o organismo, por isso, cada ser humano possui as suas próprias. Elas ficam responsáveis pela desconstrução de produtos químicos e outros elementos ingeridos através das refeições. Estas mesmas partículas também conseguem romper com determinadas propriedades dos alimentos. Por exemplo, a banana – que é rica em carboidratos – contém a enzima amilíase, que promove a demolição do próprio carboidrato.

Outro exemplo é o caso da manteiga crua, que, por conter a enzima lipase, consegue romper com a gordura saturada, substância encontrada com facilidade neste alimento. Assim como estes dois casos, ocorre com vários alimentos crus, como frutas, vegetais, verduras, brotos e, claro, sucos naturais e frescos. Assim, ao serem ingeridos, não desgastam as enzimas do organismo, pois cada um já possui as suas e, por isso, realizam com mais facilidade o trabalho de digestão no estômago e no intestino delgado.

A importância das enzimas nos alimentos

É importante ressaltar, antes de mais nada, que as enzimas só são encontradas em alimentos crus. Isso porque a temperatura alta pode destruí-las, tendo em vista que são sensíveis ao calor. Em outras palavras, pode-se dizer que, as enzimas dos alimentos são desativadas após o cozimento dos mesmos. E no corpo, elas acabam destruídas em casos de febres contínuas e prolongadas.

Imagem de copos de sucos

Foto: Depositphotos


De acordo com o autor de “O livro dos Sucos” Stephen Blauer, após diversas pesquisas feitas com voluntários, com o intuito de descobrir como as enzimas funcionavam no organismo humano, foi possível perceber como os alimentos frescos desempenham papel importante no equilíbrio do corpo. Por conseguir otimizar o funcionamento do sistema digestivo, o pesquisador recomenda a adesão de, pelo menos, 25% de uma dieta com alimentos crus e bebidas naturais.

Poderes dos sucos frescos

Assim como as enzimas dos alimentos crus, as que estão presentes nos sucos frescos também conseguem auxiliar o sistema gastrointestinal. Estas bebidas são capazes de neutralizar os excessos de proteína e de gordura que chegam aos órgãos responsáveis pela digestão. Além disso, podem entrar na circulação sanguínea e assim realizam uma limpeza nos órgãos, tecidos e até mesmo dos músculos.

Como bons exemplos de frutas que conseguem quebrar as moléculas de proteínas e gorduras, tem-se o abacaxi e o mamão. Juntos, esses dois alimentos podem ser empregados no preparo de um suco com fortes poderes enzimáticos. Além desses, outras frutas ricas em enzimas e que devem compor a dieta dos indivíduos em forma de suco são:

  • Amora;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Manga;
  • Morango;
  • Uva.

Reportar erro