A farinha de banana verde emagrece?

A banana é uma das frutas mais populares em nosso país e uma das que…


A farinha de banana verde emagrece?

Emagreça com o consumo do farelo desta fruta | Imagem: Reprodução

A banana é uma das frutas mais populares em nosso país e uma das que melhor representa nossa tropicalidade, nossa diversidade. Nos turbantes exóticos de Carmem Miranda, tornou-se conhecida pelo mundo!

A fruta é uma das mais completas e ricas em nutrientes, possuindo as vitaminas A e C, carboidratos e sais minerais, em especial o potássio, sendo sempre lembrada para combater o surgimento das terríveis cãibras em esportistas e atletas.

Como possui triptofano, uma substância que aumenta os níveis de serotonina, ela age contra o mau-humor  e é considerada um antidepressivo natural!

Banana verde?

Estudos realizados com bananas verdes mostraram o poder dessa fruta nesse estágio em que ninguém a consome. Enquanto verde, a banana é rica em amido resistente, após o amadurecimento, esse amido é degradado e se transforma em sacarose.

O amido verde não é digerido nem absorvido, passando pelo intestino delgado direto. Ao chegar ao intestino grosso, é digerido pelas bactérias existentes ali e estas o transformam em substâncias que beneficiam tanto o intestino grosso, como por exemplo, evitando um câncer de intestino, até o organismo em geral, evitando o aumento da glicose no sangue, prevenindo diabetes.

Uma das coisas mais importantes na nossa rotina alimentar, seria conseguirmos controlar os níveis de glicose no sangue e consequentemente os de insulina, já que a insulina é o hormônio responsável por armazenar gorduras em nosso corpo, ou seja, é uma espécie de reação em cadeia para o aumento de peso e medidas.

A banana verde, como não vai ser consumida por ninguém, foi transformada em uma farinha. O consumo dessa farinha, entre outras coisas, garante que o aumento dos níveis de glicose em nosso sangue ocorra em ritmo lento e bem menor do  que quando se consome a madura, pois aí o aumento é muito mais rápido e elevado.


A farinha de banana verde, além das vantagens para a saúde, também é uma opção de economia de alimentos, já que entre 40 e 50% do que é produzido de banana no Brasil não é utilizado como alimento, a fabricação dessa farinha aproveita até as pequenas frutas, rejeitadas para comercialização.

Como esta farinha pode ser consumida?

Como a farinha de banana verde possui sabor neutro, pode entrar em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, pode substituir parte da farinha de trigo, pode ser misturada a outros ingredientes, como aveia, banana madura desidratada e flocos de arroz e ser transformada em barrinha de cereal, que tem apenas 70 calorias cada uma e pode ser excelente complemento. Além disso, um lanche utilizando a barrinha provoca a sensação de saciedade, ajuda a inibir a fome e por consequência a emagrecer.

Além das ideias para incluir a farinha no preparo de receitas, ela também pode ser consumida em até duas colheres por dia, uma antes do almoço e outra antes do jantar, pode ser diluída em água ou suco.

Não esquecendo da importância de se beber muita água quando se ingerem fibras, caso contrário, as fezes ressecam e acontece a prisão de ventre!

Esta farinha é comercializada em lojas de produtos naturais, mas, se preferir, poderá produzi-la em casa.

Aprenda como fazer em casa

Passo a passo do preparo da farinha de banana verde

Passo a passo deste farelo emagrecedor | Imagem: Reprodução

  1. Escolha as bananas verdes a serem usadas, de preferência prata.
  2. Escalde-as em água fervente por 2 minutos, descasque-as e corte-as em tiras. Disponha-as em forma ou tabuleiro lado a lado, leve-as ao forno em temperatura baixa e deixe assar até que fiquem quebradiças, esfarelando nas mãos. Passe-as no liquidificador ou processador e peneire em peneira fina.
  3. Está pronta a farinha de banana verde!

Reportar erro