A criança dos dias atuais precisa de muita conversa, amor e bons exemplos

Para Kie Kume, proporcionar uma boa formação humana e espiritual às crianças é o grande desafio dos pais nos dias atuais


Atualmente, as crianças têm mais oportunidades e mais condições de realizar os seus sonhos do que as gerações passadas. No entanto, junto com a multiplicação de oportunidades, vem o aumento dos desafios que acompanham cada nascimento.

Quem faz esta reflexão é Kie Kume, gerente da IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa.

As novas tecnologias e a formação das crianças

No texto “A criança de hoje precisa de amor e muita conversa”, publicado na coluna Ciência da Felicidade, da Press Página, Kie Kume afirma que o novo mundo de bem-estar e de oportunidades proporcionados pela globalização e novas tecnologias também tornou mais tortuosos os caminhos para a formação das crianças.

a-crianca-dos-dias-atuais-precisa-de-muita-conversa-amor-e-bons-exemplos

Foto: depositphotos

De acordo com Kume, o mundo de hoje aumentou bastante a responsabilidade dos pais, pois ele também precisam se adequar aos novos tempos. Para o gerente da IRH Press do Brasil, antigamente havia, de certa forma, um caminho predefinido para escolher e seguir, mas, atualmente, novos caminhos surgem a cada dia.


Atualmente, muito antes de formarem o seu senso crítico e de estarem preparadas para fazer escolhas, as crianças estão constantemente expostas a uma série de mensagens dispersas, mimos e novos aparelhos da moda, o que, não raro, as torna irritadiças e insatisfeitas.

Kie Kume cita o filme “Consuming Kids, a Comercialização da Infância” (2008) para corroborar a sua afirmação de que os pequenos estão influenciando o consumo das famílias e substituindo as brincadeiras de rua pelos aparelhos eletrônicos, o que pode causar problemas em sua saúde e formação.

Conversas e orientação dos pais

Neste contexto, os pais têm de lidar com o permanente “quero mais” dos filhos, o que exige muita conversa, orientação e bons exemplos. Kume explica que os “nãos” têm de dar lugar à construção de uma amizade e a um diálogo transparente, pois a saída possível é orientar, construir e acompanhar.

Kie Kume cita o livro “Think BIG – O poder para criar o seu futuro”, no qual o autor japonês Ryuho Okawa sinaliza a importância de se trabalhar o futuro da criança.

Para Kume, proporcionar uma boa formação humana e espiritual às crianças é o grande desafio dos pais nos dias atuais. Segundo o gerente da IRH Press do Brasil, é necessário que os pais tenham uma dose redobrada de amor e compreensão. Por meio do amor, do diálogo, da compreensão e de auxílio, caso seja necessário, cada um poderá descobrir o melhor caminho para cumprir a sua missão.


Reportar erro