A chia emagrece mesmo?

Por Nayla Georgia

A Chia emagrece mesmo?

Imagem: Reprodução

A semente que é cultivada na Bolívia e é conhecida por ter o maior teor de ômega 3 e fibras, é a chamada Chia e está fazendo sucesso entre as pessoas que buscam emagrecer. Ela pode ser encontrada a venda de três maneiras: óleo, grãos e farinha. No primeiro caso é utilizada como tempero para saladas ou outros pratos, já a farinha e grãos são, geralmente, adicionados a outras receitas, tais como bolos ou pães. No entanto a forma de consumo mais comum é a adição dos grãos ou farinha em frutas, vitaminas ou iogurtes, semelhante à linhaça. A Chia é excelente para as pessoas que praticam regularmente atividades físicas e ainda quando combinada com uma dieta balanceada ajuda bastante na perda dos quilinhos indesejados.

Consumir este grão emagrece?

O consumo da Chia ganhou mais importância no mercado depois que foi comprovada a sua eficiência no processo de emagrecimento. Esse processo se dá por que ela tende a aumentar até 12 vezes de tamanho quando entra em contato com outros líquidos, por causa de suas fibras solúveis, e isso faz com que ela crie certo volume no estômago, dando aquela sensação de estar satisfeito. A semente ainda ganha pontos por ser boa para o intestino grosso, já que as fibras insolúveis servem de alimento para as bactérias benéficas que formam nossa flora intestinal. Essa característica é relevante por que acaba prevenindo as doenças de cólon, como até mesmo o câncer.

É possível encontrar na Chia:

  • Vitamina C – Dando reforço à imunidade
  • Cálcio – Eficiente para o bom cuidado com os ossos
  • Potássio – Aumentando resistência física

E os demais minerais:

  • Ferro
  • Magnésio
  • Zinco
  • Fósforo

Como consumir a Chia?

Semelhante à linhaça, a Chia pode ser consumida da mesma forma, ou seja, junto com os alimentos durante as refeições. Basta incluir duas colheres de sopa ou seis de café por dia nas refeições, preferencialmente no começo da alimentação, para já ir com menos fome ao prato principal. Lembre que essa quantia de Chia é equivalente a 174 calorias, portanto, já é o suficiente para saciar e quando consumida em excesso pode engordar. Outro ponto importante a ser lembrado é que o seu consumo deve ser acompanhado de bastante água, pois as fibras precisam ser hidratadas para que não provoquem prisão de ventre.

Diferente de outros ingredientes, a Chia não necessita de que mais tempero seja colocado nos alimentos que serão acrescidos dela. Seu sabor não chega a alterar o gosto dos outros alimentos.

Importante!

Vale lembrar que somente o consumo da Chia não é totalmente eficaz para emagrecer! É preciso ter um acompanhamento constante de atividades físicas para que as calorias sejam queimadas, a gordura localizada vá secando e a resistência do corpo melhore. Por isso, pare de procrastinar essa experiência e invista em exercícios que trabalhem bem o corpo!