8 coisas que não podem faltar em casa para lavar a louça

A lista traz utensílios com funções que vão desde a facilitação desta atividade, até a proteção de quem está exercendo esta prática


Lavar a louça é uma obrigação diária, mas que pode ser considerada por muitos donos de casa, uma atividade longa e estressante. Para facilitar esta atividade doméstica, Anna Shepard dá algumas dicas para você montar seu próprio kit de cozinha e reduzir o tempo gasto nesta tarefa. A lista que autora preparou faz parte do livro “Limpe e Arrume sua Casa”, quer traz um compilado de dicas para cuidar e organizar os lares.

8 utensílios que vão facilitar a lavagem da louça

Luvas

Antes de começar as atividades domésticas, é importante se ater aos cuidados pessoais. Por esta razão, o uso de luvas é essencial na hora de lavar a louça, pois elas protegem as mãos contra o ressecamento. Além disso, trata-se de uma medida mais higiênica.

Esponjas

8 coisas que não podem faltar em casa para lavar a louça

Foto: depositphotos

Existem vários tipos de esponjas e cada uma delas possui uma função específica dentro da cozinha. Entre estes tipos, três não podem faltar na hora de lavar os pratos, são eles: a esponja dupla-face, as de aço e a esponja simples. A primeira delas serve para limpar os plásticos de forma mais eficaz. A segunda, por sua vez, é ideal para lavar bacias de aço ou retirar comida que gruda na louça. Por fim, o terceiro tipo que é indicado para limpar as peças de vidro.

Detergente

É claro que este tipo de utensílio não poderia faltar quando o assunto é lavar a louça, mas podem surgir dúvidas com relação ao tipo utilizado. Por esta razão, a dica é sempre optar pelos neutros e aquelas marcas que duram mais. Outra indicação é colocar apenas algumas gotas na esponja, pois já são suficientes.


Escova de cozinha

Na hora de lavar os pratos, alguns utensílios da cozinha possuem espaços quase que inacessíveis para fazer uma limpeza coerente com a esponja. Por esta razão, é ideal ter uma escova na hora da limpeza, pois é possível chegar a certos lugares com as cerdas da escova.

Escorredor

Ter um escorredor facilita e muito a vida de quem precisa deixar a cozinha limpa. Isto porque este objeto economiza tempo, tendo em vista que a louça fica secando sozinha enquanto é possível fazer outras atividades em casa.

Bacia

A bacia vem para auxiliar o escorredor, uma vez que alguns deles só possuem espaço para os pratos. Assim, você poderá usar a bacia para deixar os copos escorrendo, ao invés de usar a própria pia para isso. Além de ser mais higiênico, evita que os vidros risquem a pia.

Porta talheres

Além do escorredor e da bacia, outro utensílio que vai ajudar na hora de lavar os pratos é o porta talheres. Assim como os outros dois já citados, este último tem a capacidade de auxiliar no processo de enxugar a louça, pois durante o tempo que eles estão sendo utilizados as peças já estão escorrendo por conta própria.

Panos de prato

Para cada secagem é ideal ter um pano de prato limpo e seco. Porém, se isso não for possível, utilize o mesmo pano, no máximo, cinco dias seguidos. Após utilizá-lo, sempre o coloque para lavar com água quente e sabão neutro.


Informar erro