7 benefícios da soja para o nosso organismo

Rico em aminoácidos e proteínas, a soja possui fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio e vitaminas B e E. Além disso, ela possui isoflavonas


Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. O alimento tem origem do Oriente e é considerado uma leguminosa, parente da ervilha e do feijão.

Rico em aminoácidos e proteínas, a soja possui fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio e vitaminas B e E. Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substâncias que se assemelham a hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, diabetes e até Alzheimer.

Apesar disso, há alguns fatores relacionados à soja que vez ou outra a tornam uma vilã na alimentação. É o caso das pessoas que têm alergia ao alimento ou aquelas que abusam do consumo dos grãos geneticamente modificados.

7-beneficios-da-soja-para-o-nosso-organismo

Foto: depositphotos

Respondemos as principais dúvidas a respeito desse alimento para entender a importância desse grão e como ele pode trazer benefícios para você e sua família.

1. Qual o principal nutriente presente na soja?

Proteínas. Cerca de 35% do grão é composto por elas. Mesmo de origem vegetal, a soja possui muitos aminoácidos na sua composição. São eles os responsáveis pela formação das proteínas, extremamente importantes para o nosso organismo.

2. Que tipo de doenças o consumo de sua proteína ajuda a prevenir?

Reduz o colesterol. Por conta da abundância de proteínas, a soja pode reduzir o colesterol ruim. Uma vez que a Anvisa indica o consumo diário de 25 gramas para a diminuição desse tipo de gordura.


3. Para quem a bebida à base soja é indicada?

Pessoas intolerante à lactose. Se você se encaixa nesse perfil, as bebidas à base de soja são indicadas para você. Sem a presença da proteína do leite, indivíduos alérgicos ou que buscam uma alimentação mais saudável encontram na soja uma alternativa.

4. Quais crenças populares sobre a soja são falsas?

Crianças e homens não podem consumir. Não há nenhum estudo cientifico que limite o consumo da soja somente para mulheres. Ao contrário, estudos mais recentes afirmam que pessoas de todas os sexos e faixas etária podem inserir o grão como parte uma alimentação mais saudável.

5. A soja é indicada para consumir em qual momento do dia?

Qualquer hora do dia. Existem milhares de receitas que aproveitam os benefícios da soja no seu dia a dia. Por isso, você pode incluí-la em seu cardápio com facilidade.

6. Qual é a quantidade de proteína de soja que deve ser consumida diariamente para ajudar a diminuir o colesterol?

25 g. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário mínimo de 25 g de proteína para redução do colesterol ruim.

7. Quando comparada ao leite, as bebidas feitas com soja, tem:

Zero lactose. Por sua origem vegetal, a soja possui zero lactose, além de zero colesterol e baixo teor de gordura saturada.

7-beneficios-da-soja-para-o-nosso-organismo

Foto: Divulgação


Reportar erro