6 alimentos que protegem os olhos contra qualquer mal

Esses alimentos protegem os olhos e combatem problemas como glaucoma e a degeneração macular


Uma alimentação saudável é essencial para a nossa saúde geral, inclusive para manter os nossos olhos protegidos contra quaisquer males.

Já ouviu algum familiar comentar que determinado alimento “faz bem para a vista”? Provavelmente ele estava certo.

No contexto da medicina natural, existe uma série de alimentos que protegem os olhos e que devem fazer parte da nossa dieta diária. Saiba mais neste artigo.

Principais nutrientes para a saúde dos olhos

Com a inevitável passagem do tempo e o envelhecimento, a regeneração das células torna-se um processo cada vez mais difícil para o nosso organismo. Tal fato pode afetar a nossa saúde ocular e a qualidade da visão. De acordo com pesquisas, há uma relação direta entre a má alimentação e o maior risco de degeneração macular relacionada à idade.

É possível diminuir o risco de deterioração devido ao envelhecimento, retardando o processo com uma boa alimentação. Confira a seguir quais são os quatro principais grupos de nutrientes considerados bons para a saúde dos olhos:

  • Vitaminas antioxidantes

As vitaminas A, C e E contêm antioxidantes, que ajudam a manter as células e tecidos oculares saudáveis. Considera-se que a vitamina C age na redução do risco de desenvolvimento da catarata.

  • Minerais

Os minerais, como zinco e cobre, ajudam o organismo no processo de absorção dos nutrientes e vitaminas. Estudos apontam que vitaminas antioxidantes combinadas com óxido de zinco e óxido de cobre podem retardar o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade.

  • Ômega-3

O ômega-3 é considerado um ácido graxo essencial que desempenha uma importante função no desenvolvimento visual dos bebês e crianças.

A síndrome do olho seco, que afeta a função de produção de lágrimas dos olhos, também foi relacionada à deficiência do ômega-3.

  • Luteína e zeaxantina

Estes dois nutrientes antioxidantes, denominados carotenóides, reduzem o risco e retardam a progressão das doenças crônicas dos olhos.

Alimentos que mantêm a saúde dos olhos

São vários os alimentos amigos da saúde ocular, que protegem os olhos e combatem problemas como glaucoma e a degeneração macular. A falta de certos nutrientes na dieta pode afetar a capacidade de enxergar, por isso, devemos ficar atentos aos alimentos necessários à boa visão.

Os alimentos que protegem os olhos são os seguintes:


Peixe

6-alimentos-que-protegem-os-olhos-contra-qualquer-mal-bacalhau

Foto: Pixabay

Sardinha (de lata, cozida ou grelhada), atum, bacalhau e atum selvagem. Esses peixes são excelentes fontes de ômega-3 e de vitaminas A, B e E. A ingestão desses alimentos beneficia principalmente a retina.

Ovo

6-alimentos-que-protegem-os-olhos-contra-qualquer-mal-ovo

Foto: Pixabay

Ovo, preferencialmente cozido. A gema do ovo contém luteína e zeaxantina, substâncias importantíssimas para a saúde dos olhos.

Alho e Cebola

6 alimentos que protegem os olhos contra qualquer mal

Foto: Pixabay

O alho e a cebola previnem o glaucoma, mas devem ser ingeridos crus.

Frutas vermelhas

6 alimentos que protegem os olhos contra qualquer mal

Foto: Pixabay

Frutas como amora, cereja, framboesa e morango. Essas frutas protegem a visão e evitam a degeneração macular.

Óleo de linhaça

6-alimentos-que-protegem-os-olhos-contra-qualquer-mal-linhaca

Foto: Pixabay

O óleo de linhaça, que é rico em ômega-3 e vitamina E. Esse alimento protege toda a visão e é eficaz contra a síndrome do olho seco.

Azeite

6-alimentos-que-protegem-os-olhos-contra-qualquer-mal-azeite

Foto: Pixabay

Azeite extra virgem de oliva (o teor de acidez deve ser abaixo de 0,5%), alimento rico em ômega-3. Esse alimento age contra a degeneração macular e protege a retina.


Reportar erro