5 remédios fitoterápicos distribuídos pelo SUS para doenças simples

Para conseguir estes medicamentos, é necessário que o paciente busque atendimento médico


De acordo com o Ministério da Saúde, dores, inflamações, disfunções e outros incômodos podem ser tratados com medidas alternativas aos remédios convencionais. Para o órgão, o uso de medicamentos fitoterápicos, ou seja, os que são elaborados à base de plantas medicinais, podem ser tratamentos seguros e eficazes para estas enfermidades.

Por esta razão, alguns destes remédios são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a União, estados e municípios estão financiando suas produções.

Para conseguir estes medicamentos, é necessário que o paciente busque atendimento médico antes de mais nada. Entre as opções disponíveis estão: salgueiro, espinheira-santa e babosa. Confira:

5 medicamentos fitoterápicos do SUS

5 remédios fitoterápicos distribuídos pelo SUS para doenças simples

Foto: depositphotos

Aloe vera (Babosa)

A babosa é famosa por atuar contra queimaduras, pois ela tem a capacidade de estimular os tecidos da pele a se reconstruir. Por esta mesma razão, o fitoterápico feito à base desta planta é indicado no tratamento de psoríase, uma doença crônica que causa escamação na pele, manchas secas e muita coceira. Além de atingir a pele, este problema de saúde também pode afetar unhas ou articulações.


Salix Alba (Salgueiro)

Nativa das zonas temperadas, a planta salgueiro é uma boa aliada para quem apresenta dores lombares. De acordo com o último estudo feito pela Pesquisa Nacional de Saúde, em 2014, aproximadamente 27 milhões de brasileiros apresentam problemas de coluna. Entre as maiores reclamações dos pacientes está a dor na lombar, que pode surgir devido à falta de exercícios físicos, levantamento impróprio, fratura, má postura etc.

Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada)

Prisão de ventre é um problema que provoca esforço para evacuar, pode causar fezes mais duras e até mesmo inchaço na região do abdômen. Todos estes sintomas podem ser eliminados com o uso do remédio feito à base de cáscara-sagrada, uma planta conhecida por suas propriedades laxantes.

Maytenus ilicifolia (Espinheira-santa)

Quem possui algum problema de saúde envolvendo úlceras ou gastrites, pode se beneficiar com o uso do medicamento fitoterápico feito com espinheira-santa. Isto porque as folhas desta planta são feitas com taninos, em especial a epigalocatequina, e óleos essenciais, principalmente o fridenelol, substâncias responsáveis por parte dos efeitos gastroprotetores que esta erva possui.

Mikania glomerata (Guaco)

Nariz escorrendo ou entupido, tosse, dor na garganta, febre e dores no corpo. Estes são alguns dos sintomas da gripe e que podem ser eliminados com o uso do fitoterápico feito com guaco.

Atenção, pacientes!

Todos estes remédios feitos à base de plantas só podem ser adquiridos após a orientação médica. Em outras palavras, o paciente consegue ter acesso a esses medicamentos quando procura um profissional de saúde e este prescreve o uso destes fitoterápicos. Tanto o atendimento médico como a recomendação do profissional podem ser alcançadas através das unidades básicas de saúde de cada município.


Informar erro