4 passos essenciais para limpar uma panela queimada

No preparo de alguns pratos, a comida acaba grudando no fundo da panela. Para resolver isso sem se estressar, preste atenção as orientações


Cozinhar pode representar uma paixão para muita gente. Mas, quando chega a parte de lavar a louça, o que antes era visto como uma coisa prazerosa se transforma em um verdadeiro suplício. No preparo de alguns pratos, a comida acaba grudando no fundo da panela e, para limpar, é necessário um verdadeiro exercício de paciência.

Nesse caso, não é aconselhável usar uma faca ou qualquer outro objeto para raspar a parte do alimento que ficou grudada, pois, além de danificar a panela, o ato pode liberar algumas substâncias usadas na composição do utensílio. Isso pode trazer algumas consequências para a saúde.

Para resolver o problema de forma rápida e fácil, a dica é prestar atenção as orientações passadas pela escritora Anna Shepard no livro “Limpe e Arrume a Sua Casa”, publicado pela editora Publifolha.

4 passos essenciais para limpar uma panela queimada

Foto: depositphotos

Limpando a panela queimada

Antes de começar a resolver o problema da panela queimada, preste atenção nos materiais que você vai precisar: uma luva de borracha para proteger as mãos, uma colher de pau, bicarbonato de sódio, esponja grossa, detergente e escova para cozinha.


1– Com ajuda da colher de pau, raspe bem os restos de comida que ficou na panela.

2– Salpique um pouco de bicarbonato de sódio na panela e coloque um pouco de água quente, mais precisamente o suficiente para cobrir toda a área queimada. Deixe a mistura agir por cerca de uma hora.

3– Passado esse tempo, pegue um pedaço de esponja de aço ou esponja plástica e passe na panela para desgrudar o restante do alimento. Se a panela for antiaderente, pode usar uma esponja macia. Descarte o restante do alimento que for desgrudando da panela no lixo, para evitar que a pia entupa.

4- Assim que fizer todo o processo, a panela pode ser lavada normalmente. Para isso, use uma escova e um pouco de detergente. Para facilitar o processo, também é indicado usar um pouco de água quente. Por fim, deixe a panela secar no escorredor de pratos ou então use um pano para secá-la.


Informar erro