3 receitas naturais com abobrinha para ‘turbinar’ a saúde

A abobrinha é um legume riquíssimo em vitaminas e outros nutrientes, e o melhor: possui poucas calorias! Confira três receitas com a abobrinha


A abobrinha possui pouquíssimas calorias, e é uma fonte natural de betacaroteno, fibras, carboidratos, ácido fólico, vitaminas A, C, e vitaminas do complexo B, como a B1 e a B3. Apesar da fama de “sem sabor”, é um dos legumes mais versáteis na culinária. É um dos principais ingredientes das receitas italianas, como a caponata. Inclusive, nessa gastronomia, as flores da abobrinha também são bastante utilizadas. Na Itália, elas são consumidas fritas, recheadas e empanadas.

Acredita-se que as abóboras modernas tenham surgido a partir de uma versão mais selvagem, uma vez que existente na América Central há mais de 10 mil anos. Foi levada até a Europa pelos espanhóis, mas veio ganhar credibilidade apenas no século XX.

Boa para a saúde

3 receitas naturais com abobrinha para 'turbinar' a saúde

Foto: Pixabay

Recentemente, um estudo espanhol com 460 crianças, com idade em média de sete anos, sugeriu o consumo diário de 40 gramas de legumes provenientes de infrutescências, como a abobrinha, o tomate e a berinjela. Isso diminui o risco da criança desenvolver asma. No entanto, ainda não há uma conclusão definitiva.

Benefícios

A abobrinha ajuda no controle da glicose, do colesterol, previne a osteoporose, auxilia no tratamento da hipertensão, aumenta a memória e a concentração, regula o funcionamento do intestino, melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca, e previne o envelhecimento precoce.


Gravidez

Esse legume, parente do pepino, da melancia e da abóbora, é essencial durante a gravidez. Isso porque sua alta concentração de ácido fólico contribui para que o desenvolvimento do tubo neural do bebê seja perfeito.

Abobrinha cozida

Sabe aquela receita típica de cozinhar a abobrinha apenas com uma pequena quantidade de sal? Pois é, a inclusão diária desse alimento nas refeições auxilia a reduzir os níveis do colesterol nocivo, evita as irritações estomacais, auxilia no emagrecimento e no tratamento da diabetes, trata as hemorroidas, ajuda no tratamento de varizes e serve como uma ótima dieta para os idosos. Quando inclusa na alimentação infantil, auxilia no crescimento das crianças.

Suco de abobrinha e cenoura

Passe em uma centrífuga três cenouras, uma abobrinha e uma maçã. Tome este suco uma vez por dia. Ele irá ajudar a melhorar o funcionamento dos intestinos.

Suco de abobrinha e hortelã

Este suco também funciona como ótimo estabilizador dos intestinos. Passe em uma centrífuga uma abobrinha, duas limas sem as cascas e algumas folhas de hortelã japonesa. Beba este suco uma vez ao dia.


Reportar erro