11 mitos e verdades sobre a halitose. Descubra e se previna

Para ajudar você, reunimos os principais mitos e verdades que envolvem a halitose. Dentista esclarece as questões


A halitose é um dos problemas que mais constrangem as pessoas que o possuem. Por conta disso, muitas pessoas têm vergonha de perguntar o que fazer para combater esse incômodo. Para ajudar você, reunimos os principais mitos e verdades que envolvem a halitose. A dentista, Érika Vassolér, esclarece as questões.

1. Halitose é fruto de um jejum prolongado

Verdade. Longos intervalos sem comer podem provocar halitose, pois o jejum provoca a hipoglicemia, que é a diminuição do açúcar no sangue, e que pode alterar o hálito das pessoas. Por isso, o ideal é comer a cada três horas. Invista em alimentos saudável, sem industrialização.

2. O problema é exclusivo dos adultos

Mito. As crianças também podem desenvolver halitose, por problemas como uma higienização incorreta dos dentes ou inflamações na garganta. Se o problema persistir é melhor procurar um profissional especializado.

Mitos e verdades sobre a halitose. Descubra e se previna

Foto: depositphotos

3. É normal ter halitose pela manhã

Verdade. Durante o sono, a saliva diminui, e beneficia a halitose. Entretanto, esse problema desaparece logo após a primeira escovação dos dentes e o consumo de água.

4. Halitose é um problema de saúde

Depende. Em si, a halitose não é considerada uma doença, entretanto, ela pode ter relação direta com outras doenças. Por isso, é fundamental uma investigação médica.

5. Remédios podem dar halitose

Verdade. Alguns remédios têm como efeito colateral a redução da saliva. Isso faz com que se forme uma placa bacteriana de cor branca na superfície da língua e nas amígdalas. Essa situação causa halitose. Se você perceber uma camada branca na sua língua, você pode intensificar a escovação da língua também.


6. Diabetes provoca halitose

Verdade. Além dessa doença, pessoas que possuem problemas nos rins e que sofrem com pouca Vitamina C também tendem a ter mais halitose.

7. A maioria dos casos de halitose começam no estômago

Mito. De 90 a 95% das causas têm origem na boca. Os problemas na gengiva e nos dentes são os maiores vilões.

8. Para me livrar da halitose basta escovar os dentes

Em parte. Se você pertence ao grupo de pessoas que tem halitose de origem bucal, a escovação de, no mínimo, três vezes ao dia, pode resolver o problema, além do uso regular de fio dental e enxaguante sem álcool.

9. Carne vermelha provoca halitose

Verdade. Os alimentos de origem animal podem provocar halitose. Assim como, alguns legumes como o repolho, e alguns temperos como cebola e alho. As bebidas alcoólicas também podem provocar o problema.

10. Frutas são boas para combater a halitose

Verdade. As frutas naturais são aliadas no combate à halitose. As frutas secas também, assim como os vegetais, o gengibre e a água potável.

11. A halitose é hereditária

Mito. A halitose não é hereditária. O que pode passar de uma geração para outra é alguma doença que tenha como um dos sintomas a halitose.


Reportar erro