10 ideias legais para não estragar frutas e verduras

Por ano, 300 milhões de toneladas de frutas e verduras vão parar nos lixões. Veja 10 ótimas ideias para não desperdiçar estes alimentos


Os números assustam: a cada ano, cerca de 300 milhões de toneladas de frutas e verduras vão parar nos lixões. O Brasil está entre os maiores produtores de frutas do mundo, no entanto, o desperdício da produção do país está entre 30 e 40%.

As elevadas temperaturas do verão acabam acelerando o processo de amadurecimento das frutas e, consequentemente, o desperdício aumenta ainda mais. O que fazer para contornar esta situação?

 Ideias legais para não desperdiçar frutas e verduras

Para evitar o desperdício de frutas e verduras, o ideal é comprar os alimentos de maneira consciente, apenas a quantidade necessária para consumo imediato e as menos maduras para consumir entre 3 e 5 dias. Ainda assim podem sobrar alguns alimentos, mas existem algumas ideias excelentes para não desperdiçá-los. Confira a seguir:

Geleia

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-geleia

Foto: Pixabay

Sem dúvidas, esta é uma das maneiras mais populares de reaproveitar uma fruta! Podemos utilizar morangos, pêssegos, damascos e uvas no preparo de uma deliciosa geleia.

Sopas

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-sopa

Foto: Pixabay

Se os tomates estiverem maduros e você ainda não for usá-los, uma dica é picá-los e colocá-los no congelador, dentro de um recipiente hermético. Mais tarde o alimento poderá ser utilizado no preparo de molhos, guisados e sopas.

Purê

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-pure

Foto: Pixabay

Se você perceber que as batatas estão começando a estragar, uma ótima dica é cozinhá-las e armazená-las na geladeira. Depois elas poderão ser aproveitadas no preparo de um purê ou uma salada.

Vitaminas

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-vitamina

Foto: Pixabay

Frutas como a banana, mamão, abacate e melão podem ser bem aproveitados no preparo de uma deliciosa vitamina com leite.

Sucos

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-suco

Foto: Pixabay


Os sucos de limão, laranja, melancia e melão são muito saborosos e refrescantes para o verão.

Bolos ou tortas

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verdurastorta

Foto: Pixabay

As frutas também podem ser aproveitadas em bolos ou tortas. Os bolos de maçã, laranja, pera e banana costumam agradar muitos paladares.

Salada de frutas

10 ideias legais para não estragar frutas e verduras

Foto: depositphotos

A salada de frutas é uma sobremesa que agrada toda a família e pode servir como lanchinho no meio da manhã ou da tarde. A dica é preparar uma salada farta, com suco de laranja ou creme de manga.

Sorvete de fruta

10-ideias-legais-para-nao-estragar-frutas-e-verduras-sorvete

Foto: Pixabay

Outra excelente e deliciosa forma de aproveitar as frutas é congelá-las e batê-las com iogurte natural, de consistência mais firme, tendo como resultado um sorvete caseiro saudável.

Molhos ou caldas

10 ideias legais para não estragar frutas e verduras

Foto: depositphotos

As frutas muito maduras podem ser aproveitadas no preparo de um molho para carnes (com manga, por exemplo) ou uma calda de frutas vermelhas para um bolo.

Congelamento

10 ideias legais para não estragar frutas e verduras

Foto: depositphotos

Outra dica para não desperdiçar frutas é congelá-las, desde que elas estejam devidamente cortadas. Isto garantirá o sabor e os nutrientes do alimento. No entanto, algumas frutas, como a banana e a pera, devem ser reaproveitadas de outro jeito.


Reportar erro