10 benefícios medicinais da acelga

Conheça a acelga, um alimento rico em propriedades medicinais, e fique por dentro de 10 dos seus principais benefícios à saúde


A acelga, de nome científico beta vulgaris, é uma planta caracterizada como hortaliça, bastante semelhante a alface. Pertencente à família das chenopodiaceae, a planta também é conhecida como beterraba branca, beterraba prata, acelga suíça e couve do mar, e possui duas variedades, a branca e a verde escura.

Efeitos benéficos da acelga

1 – Atuação como antioxidante

Com ação antioxidante, a acelga tem um ponto que poucos sabem: ela é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do mundo todo. São diversos antioxidantes em sua composição que ajudam a ser um excelente medicamento natural contra o envelhecimento precoce, além de proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Um dos danos envolve a iniciação do desenvolvimento de tumores, inclusive.

2 – Promove a saúde óssea

Assim como outros vegetais de folhagem verde, a acelga é rica em cálcio, ajudando a fortalecer os ossos e os dentes. Em uma xícara de acelga, temos em torno de 101 mg de cálcio. Outras substâncias importantes para os ossos fortes são a vitamina K e o magnésio, também presentes na planta.

10 benefícios medicinais da acelga

Foto: Reprodução/ internet

3 – Regulagem do açúcar no sangue

Por conter ácido siríngico e fibras, a acelga ajuda a regular os níveis de açúcares no sangue, sendo excelente para quem está com riscos de diabetes ou já foi diagnosticado com diabetes.

4 – Promove a saúde cerebral

A vitamina K presente na acelga, além de ajudar a fortalecer os ossos, é crucial para o bom funcionamento cerebral, além do sistema nervoso. Isso porque é usada na formação da bainha de mielina, que é a camada protetora que existe em torno dos nervos. Ajuda a prevenir danos neurais, o que faz com que seja excelente para prevenção e tratamento da doença de Alzheimer.


5 – Promove a saúde do sangue

Por ser rica em ferro, a acelga ajuda ainda na manutenção da saúde do sistema circulatório, além de prevenir a anemia. Novamente a vitamina K aparece com mais alguns benefícios: ela promove a coagulação sanguínea saudável, evitando ainda hemorragias e contusões excessivas.

6 – Promove a saúde dos cabelos

A hortaliça é rica em biotina, que é uma vitamina bastante importante para os cabelos, por promover não só o fortalecimento, mas também o crescimento saudável. Conforme pesquisas, 30 mcg de biotina ao dia é uma quantidade benéfica para os cabelos, e uma xícara de acelga conta com 10,5 mcg. Além disso, a acelga é rica em vitaminas C e A, que ajudam na produção do sebo protetor dos folículos pilosos.

7 – Protege o organismo dos fumantes

Não importa se são fumantes passivos ou ativos. A quantidade de vitamina A presente na acelga, associada aos outros nutrientes do alimento, ajudam a neutralizar os efeitos do benzopireno, que é um dos compostos liberados na fumaça do cigarro e que é tido como um cancerígeno potencial. Além disso, previne inflamações pulmonares, como é o caso, por exemplo, do desenvolvimento de enfisema.

8 – Previne o câncer

Por ser um dos super alimentos conhecidos por seus benefícios no combate ao câncer, a acelga deve também ser inserida na alimentação. Segundo alguns estudos, vegetais de folhas verdes são benéficos contra o câncer de cólon.

9 – Ajuda no emagrecimento

Por conter poucas calorias e ser rico em fibras, o alimento ajuda a aumentar e prolongar a saciedade, evitando novas ingestões de alimentos, além de melhorar o funcionamento intestinal evitando inchaços.

10 – Previne doenças cardíacas

A planta, quando consumida regularmente, está associada à prevenção de doenças cardíacas e doenças degenerativas.


Reportar erro